Despontando como importante ator econômico, Egito se torna o mais novo membro do Banco do BRICS

Após Uruguai, Bangladesh e Emirados Árabes Unidos terem se tornado novos membros em setembro, o Egito entra para o time e é o mais novo sócio do Banco do BRICS.
Nesta quarta-feira (29), o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), mais conhecido como Banco do BRICS, anunciou a entrada de um novo país-membro: o Egito.
“Temos o prazer de receber o Egito na família do NDB”, disse o presidente do banco, Marcos Troyjo, em comunicado.
Troyjo ainda ressaltou que “o Egito é um dos países que mais crescem no mundo, uma economia importante no continente africano e no Oriente Médio, bem como um ator-chave nas instituições financeiras de desenvolvimento”.
Presidente da China, Xi Jinping, premiê indiano Narendra Modi, presidente da Rússia Vladimir Putin, presidente da África do Sul Cyril Ramaphosa e o presidente do Brasil Jair Bolsonaro durante a 11ª Cúpula do BRICS, 14 de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2021
Presidente da China, Xi Jinping, premiê indiano Narendra Modi, presidente da Rússia Vladimir Putin, presidente da África do Sul Cyril Ramaphosa e o presidente do Brasil Jair Bolsonaro durante a 11ª Cúpula do BRICS, 14 de novembro de 2019 © AFP 2021 / Sergio Lima
Através do ministro das Finanças egípcio, Mohamed Maait, o país disse que está colhendo “os frutos de seus esforços constantes”, e que espera cooperar intensamente com o NDB nos próximos anos para melhorar a infraestrutura e alcançar objetivos de desenvolvimento sustentável.
“O Egito está colhendo os frutos de seus esforços constantes para melhorar a resiliência de sua economia e diversificar suas fontes de financiamento. A extensa capacidade financeira e a experiência relevante do NDB podem ajudar o Egito a atender às suas necessidades de financiamento e promover esforços para melhorar sua base de infraestrutura, bem como alcançar seus ambiciosos objetivos de desenvolvimento sustentável”, disse Maait.
O país do norte da África é o quarto novo membro do Novo Banco de Desenvolvimento após a admissão de Uruguai, Bangladesh e Emirados Árabes Unidos em setembro passado.
A instituição, com sede em Xangai, China, foi estabelecida com um capital inicial de US$ 100 bilhões (R$ 567 bilhões).
Fonte: Sputnik Brasil