A programação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) na Semana Nacional de Transito reuniu ações educativas, através do ciclo de palestras on-line, com a participação de convidados que trouxeram importantes reflexões para a conscientização de motoristas e pedestres sobre a utilização das vias de tráfego com segurança.

Durante a semana de workshop, a discussão sobre a importância da educação para o trânsito como presença obrigatória no currículo escolar. Para o diretor-geral do Detran-Ba, Rodrigo Pimentel, essa conquista pode representar milhares de vidas poupadas em acidentes. A jurista Elizete Lanzoni, destacou o avanço na contenção e redução de ocorrências, a partir da vigência do novo Código de Trânsito Brasileiro, que entrou em vigor, em abril deste ano. Um dos progressos sinalizados pela professora catarinense é o número de artigos dedicados à educação e inserido no CTB, que quase dobrou.

Motociclistas desabilitados

Já André Borges trouxe um dado alarmante no segundo dia de palestras. O coordenador de fiscalização e operações de trânsito do Detran-Ba  chamou a atenção para o número de motocicletas registradas, superior ao de condutores habilitados. “É muita gente pilotando sem condição adequada colocando em risco a própria vida e de todos que circulam pelas vias”, argumentou o Tenente-Coronel.

Dentro do tema “Direção defensiva”, o especialista em segurança viária Ten. Cel. Luide Souza, alertou para a imprudência dos motoristas, citando um dos principais perigos ao volante. “Neste ranking de vilões da segurança no trânsito figura o aparelho celular. Pesquisas apontam para um aumento do risco de acidentes em 400%”, pontuou.

A presidente do Cetran-BA (Conselho Estadual de Trânsito), Mag Gramacho, analisou os  aspectos comportamentais do condutor brasileiro que transfere a responsabilidade ao outro motorista pelos  acidentes de trânsito que, de acordo com a nova terminologia adotada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), são “sinistros de trânsito”.

Outros dois conselheiros de Trânsito participaram do penúltimo dia do Workshop “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. O Major Roberto Assunção, comandante do Esquadrão Águia da PMBA e o urbanista e assessor da Seinfra, Nilton Lima Filho. O ciclo de palestras foi concluído com a apresentação do coordenador da Controladoria Regional de Trânsito do Detran-Ba, Lucas Albiani, abordando a importância da formação adequada de condutores .

Em paralelo ao workshop, uma blitz educativa promovida pelo Detran-Ba orientou os condutores à aplicar as regras de trânsito com a distribuição de panfletos informativos.

DETRAN-BA – Departamento Estadual de Trânsito da Bahia