O vereador Marcelo Maia (PMN) se reuniu com a diretoria do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), para tratar das ações que acontecerão em Salvador, no próximo dia 18 de maio, quando é comemorado o dia do Planejamento Familiar na capital, instituído através do Projeto de Lei nº 169/21, apresentado pelo edil na Câmara.

Para Marcelo, é importante intensificar e ampliar parcerias com órgãos, instituições e empresas que possam promover campanhas, ações e outros eventos com o objetivo de divulgar, esclarecer e estimular cada vez mais a realização do planejamento familiar, orientando e conscientizando as pessoas a respeito da gravidez e da instituição familiar, gerando resultados e impactos positivos na sociedade.

“As ações do planejamento familiar têm como principal objetivo ajudar a mulher, o homem ou o casal a planejar ou controlar o nascimento de seus filhos, bem como o intervalo entre gestações e conciliar tudo isso de acordo com seus princípios, necessidades e possibilidades. As pessoas possuem o direito de decidir se terão ou não filhos, e o Estado tem o dever de oferecer acesso a recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem a prática do planejamento familiar. Estamos preparando uma série de ações educativas, em parceria com o Ceparh, que serão executadas no dia municipal do planejamento familiar com o proposito de auxiliar os cidadãos”, explicou o parlamentar.

Estiveram presentes na reunião Charlotte Coutinho – Presidente do Ceparh, o Superintendente Geral – Roberto Menezes, além de Graciela Schirmer – Superintendente e Conselheira e Fábio Souza – Gestor CCIH, bem como a equipe técnica do vereador.

Em Salvador, o Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), realizou (de 2010 até 2021) 398.251 procedimentos: aulas/palestras, pré-consultas, consultas de assistência social, de enfermagem e médica, fornecimento de contraceptivo oral e contraceptivo injetável, realização de implantes, laqueadura de trompas, vasectomias e colocação de DIUs e fornecimento de 397.216 preservativos.