Projeto Adotar da Mundo Pet incentiva adoção de animais de estimação e posse com responsabilidade

O Dia Nacional de Adotar um Animal, celebrado nesta segunda (04/10), conscientiza sobre a adoção responsável e homenageia São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e do meio-ambiente. A rede Mundo Pet desenvolveu o Projeto Adotar em todas as suas lojas e o CEO, Luís André Bastos, chama a atenção para a responsabilidade da adoção. “Para adotar um animalzinho de estimação é importante ter consciência desse ato. Não se pode agir por impulso, por carência ou pena. Pet não é brinquedo e adoção é um ato de amor, de compromisso e de responsabilidade”.

O Projeto Adotar tem como objetivo acolher pets das ONGs parceiras e procurar um novo lar para os animais. Na Bahia, a Mundo Pet é parceira das ONG’s Doce Lar, que cuida de cães e gatos, e UPAS, que abriga gatos. Quinzenalmente, a rede realiza eventos de adoção e, além de incentivar o ato, conscientiza sobre a posse responsável. “Ser um tutor é um ato de humanidade e requer muita responsabilidade, mas, caso o tutor não consiga manter a posse do animal, recebemos o pet de volta e encaminhamos para nova adoção, sem que seja preciso abandoná-lo, o que é crime”, diz Luís André.

Neste mês de outubro, serão realizados eventos de adoção em parceria com a ONG Doce Lar na loja Mundo Pet Lauro de Freitas, no dia 09, e na Mundo Pet Pituba, no dia 16. Para levar um bichinho de quatro patas para casa é preciso ter muito amorser maior de 18 anos, ter condições de manter o pet e muita paciência no período de adaptação, pois o animalzinho teve uma vida antes do novo lar. Quanto à documentação, é necessário RG, CPF e comprovante de residência. Haverá também uma entrevista para avaliar se o candidato a tutor está apto para a adoção responsável.

Dica para adoção responsável

– Ao pensar em adotar um animal de estimação, lembrar que ele pode viver 15 anos, em média, e vai envelhecer e precisar de mais cuidados;

– Ao adotar, prefira pets já castrados;

– É preciso considerar o espaço da casa e os hábitos da família para escolher um pet;

– A adaptação ao novo lar requer um tempo, exige paciência e atenção do tutor às necessidades do animal. Ao adotar um gato em apartamento, por exemplo, as janelas precisam de telas de proteção;

– O pet deve ser levado com regularidade ao médico veterinário, ser vacinado e vermifugado;

– Também será necessário dedicar algum tempo para brincar e passear com o animalzinho;

– A educação do animal deve ser feita com afeto e paciência. É inaceitável maus-tratos para adestrá-lo.

– Não abandone o pet. O abandono é crime e a Mundo Pet conta com a adoção garantida, recebe de volta os animais adotados em suas lojas e encaminha para nova adoção.

SERVIÇO

Eventos de adoção

09/10

Mundo Pet Lauro de Freitas

Endereço: Rua Estrada do Coco, 4860 – Jardim Aeroporto

Adoção: das 10h às 14h

16/10

Mundo Pet Pituba

Endereço: Av. Jaracatiá, 400 – Pituba

Adoção: das 10h às 14h