Além dos cuidados básicos como escovar os dentes após as refeições, é importante visitar o dentista regularmente 

Comemorado neste domingo (29), o Dia Nacional do Combate ao Fumo busca conscientizar a população para os riscos do tabagismo. Geralmente associado com complicações como câncer de pulmão, o cigarro é considerado o grande vilão para o câncer de boca e outras doenças que afetam a saúde bucal. 

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que a Bahia tenha anualmente cerca de 710 novos casos de câncer de boca, destes, 250 em Salvador. Os dados apontam ainda que a cada dez casos de câncer de boca no país, nove foram ocasionados pelo fumo.

A ortodontista Candice Belchior faz um alerta para o papel negativo do cigarro na saúde. “Uma grande preocupação para os fumantes são as doenças periodontais, que representam os sangramentos excessivos de gengiva, inflamações gengivais e perdas ósseas, que causam mobilidades e consequente perdas dentárias”, explica a Candice, que é especialista e mestre em Ortodontia, doutoranda em Odontologia e membro da Associação Brasileira de Ortodontia (Abor).

Ela alerta ainda que o principal sinal para o câncer bucal é o surgimento de pequenas lesões na região de mucosa e língua, em forma de placas esbranquiçadas ou vermelhas, e que não cicatrizam por mais de 15 dias.  Além disso, outro efeito colateral do fumo é diminuir a capacidade de defesa e de cicatrização da pessoa. “O ato de fumar é extremamente prejudicial aos pacientes que se submetem a procedimentos cirúrgicos, como extrações de dentes e implantes dentários. Também prejudica o paladar, já que o tabaco forma uma camada de resíduos na língua, o que reduz a sensibilidade das papilas gustativas”, continua Candice.

Estética também é prejudicada 

Além da saúde, o cigarro apresenta componentes como nicotina, alcatrão e amônia, que acabam ficando impregnados da superfície dentária, deixando os dentes com um aspecto “amarelado”. Candice explica que, com o passar do tempo, ocorre o acúmulo desses resíduos em forma de manchas. 

“Quando o fumante passa a perceber que o cigarro impacta na estética do sorriso, muitos pacientes se preocupam e nos procuram para tratamento reparador. As manchas são recorrentes e faz-se necessário a realização de profilaxias periodicamente”, alerta.

“Existe uma nova modalidade de fumo, através de cigarros eletrônicos que estão sendo a sensação entre os jovens. Esse formato eliminou determinados compostos químicos, no entanto continua sendo prejudicial e continua depositando pigmentos sobre os dentes, porem em quantidade reduzida”, esclarece.

Dicas   

Pra manter a saúde bucal em dia, a ortodontista afirma que isso depende de cuidados básicos: escovar os dentes após as refeições; usar o fio dental; trocar a escova de dentes periodicamente, mantendo-a sempre nova; e realizar consultas preventivas periódicas com o seu dentista de confiança.  

“Além dos cuidados com a higiene oral, como escovação, higienização de língua e o uso do fio dental; a consulta ao dentista para acompanhamento regular de prevenção ou tratamento faz-se necessário; e escolher uma alimentação saudável e balanceada, evitando açucares”, completa a especialista.