Brasil 247 – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quinta-feira, 28, do fórum da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Ao lado do candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), o petista recebeu um documento da CNT com sugestões de políticas públicas para o setor de transporte e logística.

A agenda sugere uma reforma tributária “integral”, com redução dos tributos sobre os transportes; tornar “permanente” a desoneração da folha de pagamentos; e a criação de um programa nacional de eficiência energética orientado para o transporte rodoviário de carga. A entidade também defende uma mudança na política de preços da Petrobrás.

Em sua fala, Lula defendeu que burocratas não fiquem “sentados” sobre dinheiro e que os recursos sejam gastos em investimentos produtivos que geram empregos.

“O dinheiro, o Tesouro tem dinheiro. Acontece que burocrata, tesoureiro – pode ser de clube de futebol, de sindicato ou da associação de catadores de lagartixas –, o tesoureiro tem o hábito de sentar em cima do dinheiro e dizer que não tem dinheiro para nada. Ele adora dizer que tem dinheiro em caixa, e, para mim, dinheiro em caixa é bom transformado em rodovia, ferrovia, em portos, aeroportos, transformado em empregos. É isso que é caixa bom”, disse Lula.

O líder nas pesquisas também defendeu que o Brasil tome proveito de sua condição geopolítica pacífica e atue para “escoar” ao máximo sua produção industrial.

“Nós temos, inclusive, que tirar proveito das chamadas crises internacionais, para que a gente coloque o Brasil como solução para quem está em crise. A China está em crise com os EUA? Vamos nos colocar à disposição da China, para enfrentar os Estados Unidos. Os Estados Unidos estão em crise? Vamos nos colocar ao lado dos Estados Unidos para enfrentar a China. Ou seja, o Brasil tem que tirar proveito do seu potencial. O Brasil tem que tirar proveito de ser um país que não tem contencioso internacional. Para que a gente produza e escoe essa produção”, declarou o petista.