Por Pérola Achael e Yuri Abreu | Foto Pérola Achael
O diretor da Fundação Única dos Petroleiros (FUP), Paulo César Martin, o PC, marcou presença, nesta quinta-feira (21), nas celebrações pelos 70 anos de criação do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindpetro-BA), que acontece na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no CAB.
Em entrevista ao Notícias da Bahia, o dirigente, que também faz parte da diretoria do Sindicato local, abriu o jogo sobre as melhorias as quais categoria como um todo necessita para melhorar o cenário atual pelo qual passa.
“Nós estamos em um momento difícil, mas essa categoria petroleira, durante os 70 anos do nosso sindicato, já mostrou que tem tradição de luta e resistência. Nós passamos pelo governo [Bolsonaro] em uma gestão anterior da Petrobras, que tentou acabar com a Petrobras na Bahia e no Nordeste, e futuramente, lógico, privatizar a Petrobras como um todo. E nós fizemos uma resistência muito grande, apesar disso, nós estamos agora no processo de reconstrução”, iniciou.
“Muitas queixas que os trabalhadores nossos têm hoje em dia é por causa do processo anterior que nós enfrentamos. Aliado a isso, os nossos companheiros aposentados e pensionistas sofrem muito ou estão sofrendo muito com os problemas do plano de previdência, que também é fruto dos desmandos que ocorreram anteriormente. É nesse ponto que nós temos que melhorar, acelerar: a reconstrução da Petrobras, a volta para Petrobras nas atividades em que eles tentaram tirar a Petrobras e também, no caso dos aposentados, resolver os problemas que existem no seu plano de previdência, que está confiscando aí em torno de 20% da sua renda bruta todo mês”, finalizou o dirigente.