Por Redação – Foto Seap-BA
A diretora, o diretor adjunto e o coordenador de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, foram afastados dos cargos após a fuga de 16 detentos da unidade prisional. A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) na manhã deste sábado, 14.
A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp.
De acordo com a Seap, os afastamentos têm como objetivo garantir a imparcialidade das investigações. Além disso, foi determinada a intervenção administrativa na unidade pelo período inicial de 30 dias, com possibilidade de prorrogação por mais um mês.
A fuga ocorreu na noite de quinta-feira, 12, e envolveu a ação de um grupo armado que invadiu o presídio e trocou tiros com os agentes de segurança. Durante o confronto, os detentos perfuraram o teto de uma cela e utilizaram uma corda improvisada para escalar o muro e fugir.
Segundo as investigações, a ação tinha como principal objetivo libertar Ednaldo Pereira Souza, conhecido como Dada, apontado como líder da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis. Os outros 15 detentos que fugiram também seriam membros da mesma organização.
Detentos fogem de presídio em Eunápolis após invasão armada; dezesseis escaparam