Segundo a polícia local, diversos tiros foram disparados nesta segunda-feira (2) na região central da capital austríaca, em Schwedenplatz, perto de uma sinagoga. Ao menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas.

De acordo com o que publicou a polícia local de Viena, diversas pessoas ficaram seriamente feridas, incluindo um policial. Ao menos seis ataques foram realizados na região e um dos envolvidos foi morto pela polícia. Os perpetradores dos ataques utilizaram rifles.

Confirmado no momento: às 20h00 [16h00 no horário de Brasília] diversos tiros disparados, começando em Seitenstettengasse. Diversos suspeitos armados com rifles. Seis diferentes locais com tiroteios. Uma pessoa morta e diversas feridas (um policial incluído). Um suspeito foi morto por policiais.

Mais cedo, o site austríaco Kronen Zeitung afirmou que um dos homens envolvidos no ataque teria detonado explosivos amarrados no próprio corpo, mas a informação não confirmada.

O ministro do Interior da Áustria, Karl Nehammer, classificou o incidente como um “ataque terrorista”. “No momento, posso confirmar que vemos [o tiroteio] como um óbvio ataque terrorista”, disse Nehammer à TV ORF 1, nesta segunda-feira (2).

Em Viena, a polícia bloqueia uma rua próxima da região central após um tiroteio, em 2 de novembro de 2020
© REUTERS / LEONHARD FOEGER Em Viena, a polícia bloqueia uma rua próxima da região central após um tiroteio, em 2 de novembro de 2020

A polícia de Viena confirmou anteriormente nas redes sociais as notícias sobre o tiroteio confirmando previamente que havia mais de uma pessoa ferida. Um portal de mídia local chegou a relatar diversas mortes, mas a informação também não foi confirmada.

A polícia de Viena caracterizou a ação como uma “grande operação em curso” na região central da capital.

A polícia local ainda pediu que vídeos e fotos do incidente não fossem publicados​​​ nas redes sociais e disponibilizou um link específico para envio de imagens que possam ser úteis. Segundo a polícia, as imagens nas redes sociais poderiam atrapalhar a operação. Apesar disso, diversas postagens no Twitter incluem vídeos que supostamente mostram a troca de tiros na região.

 

Fonte: Sputnik Brasil