Por Redação – Foto Ana Paula Reihban/TV Anhanguera
As equipes de busca encontraram mais um corpo no rio Tocantins, após o desabamento da ponte de Estreito, na BR-226. A vítima foi encontrada no fundo do rio com o auxílio de drones subaquáticos por volta das 10h30 desta sexta-feira (3), segundo informações da Marinha. Desde o acidente, ocorrido em dezembro, 13 corpos foram resgatados, e quatro pessoas continuam desaparecidas.
O corpo foi localizado próximo aos destroços da ponte e será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz (MA) para identificação. Segundo o capitão Kayo Cuevas, da Marinha, o resgate foi realizado em condições desafiadoras. “Os mergulhadores tiveram apenas três minutos para executar o resgate, devido ao suprimento limitado de oxigênio durante o mergulho autônomo.”
O acidente
A ponte desabou em 22 de dezembro, derrubando quatro caminhões, duas caminhonetes, um carro e três motos. Um homem de 36 anos foi resgatado com vida no dia do colapso. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apontou que o desabamento foi causado pelo colapso do vão central, mas as investigações sobre a causa ainda estão em andamento.
Desafios nas buscas
As equipes enfrentam condições difíceis, como profundidade de até 40 metros e visibilidade reduzida. Uma força-tarefa, composta por peritos e agentes da Secretaria de Segurança Pública, está trabalhando na identificação das vítimas.
Vítimas já identificadas
- Lorranny Sidrone de Jesus (11 anos) – Resgatada em 24 de dezembro; estava em um caminhão transportando portas de MDF.
- Kecio Francisco Santos Lopes (42 anos) – Motorista de um caminhão de defensivos agrícolas, encontrado em 24 de dezembro.
- Andreia Maria de Souza (45 anos) – Motorista de um caminhão de ácido sulfúrico, resgatada em 24 de dezembro.
- Lorena Ribeiro Rodrigues (25 anos) – Encontrada em 22 de dezembro; natural de Estreito (MA).
- Anisio Padilha Soares (43 anos) e Silvana dos Santos Rocha Soares (53 anos) – Localizados em 25 de dezembro.
- Elisangela Santos das Chagas (50 anos) e Ailson Gomes Carneiro (57 anos) – Encontrados dentro de um veículo; resgates concluídos em 27 e 29 de dezembro.
- Rosimarina da Silva Carvalho (48 anos) – Localizada a 16 km do local do desabamento em 26 de dezembro.
- Cássia de Sousa Tavares (34 anos) e Cecília Tavares Rodrigues (3 anos) – Mãe e filha encontradas em um veículo no fundo do rio, resgatadas em 31 de dezembro.
- Beroaldo dos Santos (56 anos) – Encontrado em uma cabine de caminhão em 29 de dezembro e resgatado em 1º de janeiro.
- Um corpo encontrado nesta sexta-feira (3) ainda aguarda identificação.
O desabamento da ponte trouxe impactos graves para as comunidades locais, exigindo esforços intensivos de resgate e investigação para esclarecer as causas do trágico acidente.