O debate é promovido pelo deputado Angelo Almeida.

É nesta quinta-feira (14), a audiência pública promovida pelo deputado estadual Angelo Almeida (PSB) sobre o estudo do ciclo de vida das espécies aquáticas do lago Pedra do Cavalo. Será no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, com início às 8h30. Como forma de proteção contra a covid-19, o evento será fechado após a ocupação de 30% da capacidade do teatro.

Para discutir o assunto, estão convidados representantes das comunidades ribeirinhas, Associação de Pescadores, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios ligados ao lago, inclusive Feira de Santana, Bahia Pesca, Embasa e Conselho Gestor do Lago.

Angelo explica que o estudo do ciclo de vida das espécies aquáticas do Lago Pedra do Cavalo pode não só evitar a extinção delas como favorecer a atividade pesqueira de ribeirinhos. O parlamentar ressalta que há mais de 20 anos os problemas ambientais do lago têm afetado peixes e crustáceos, prejudicando a atividade de famílias que têm a pesca como renda.

“Esse estudo é necessário e urgente, tanto para evitar a extinção dos animais quanto para auxiliar à comunidade a ter acesso ao Seguro Defeso, vez que o mesmo não está sendo pago em decorrência da impossibilidade dos pescadores comprovarem a atividade pesqueira existente no local”, frisa Angelo.

Com o propósito de estimular a realização do estudo, o deputado também apresentou indicação ao governador Rui Costa para que a pesquisa seja feita pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado.