Professores de diferentes componentes curriculares da rede estadual de ensino e ativistas do movimento negro participam de uma série de audiovisual, realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em alusão ao Novembro Negro – que tem como marco o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira, 20 de novembro. A ação, que pode ser acompanhada nas redes sociais da SEC, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre a importância da educação para as relações étnico-raciais no cotidiano da escola.

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Nos episódios da série, os participantes abordam temas como o combate ao racismo e chamam a atenção para as contribuições do negro para a história do país. Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, o professor Fábio Batista Pereira considera que celebrar o Novembro Negro e o 20 de novembro é fazer a leitura da história. “Novembro Negro, mês da consciência negra, consciência inscrita nas lutas diárias durante todo o ano; na luta pelos direitos sociais e pela equidade jurídica não só no papel, mas na prática; nas lutas pelo reconhecimento da história, da memória e da cultura das populações negras”.

O professor Ítalo Adriano aborda a questão da necessidade de se ter mais conhecimento sobre a Filosofia Africana como ferramenta de combate ao racismo. “Quero trazer a temática da Filosofia Africana como resgate da nossa ancestralidade, negritude e luta contra o racismo”.

O presidente do Olodum, João Jorge, também participou da série, lembrando da importância da celebração do Novembro Negro para a luta racial. “O Dia da Consciência Negra é uma data importante para rememorarmos Zumbi dos Palmares, que lutou contra o racismo e a opressão no Brasil, em Alagoas. Todos nós devemos celebrar a nossa luta por igualdade, felicidade e contra o racismo”.

No mês da Consciência Negra, a SEC desenvolveu uma série de atividades voltadas ao tema, como webinários e minicurso, que seguem até o dia 30 de novembro. Para saber mais, baixe a programação na internet.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado