Edição Sandra Mercês – Foto Divulgação
A disputa pela prefeitura de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, está longe de ser definida. De acordo com a pesquisa Atlas Intel/A TARDE, divulgada nesta segunda-feira (23), a diferença entre os dois principais candidatos, José Ronaldo (União Brasil) e Zé Neto (PT), é pequena e dentro da margem de erro, tornando a eleição acirrada.
Segundo o levantamento, José Ronaldo lidera com 50,7% das intenções de voto, enquanto Zé Neto aparece com 45%. Carlos Medeiros (Novo) soma 1,6%, e os votos brancos e nulos correspondem a 2,7%. Surpreendentemente, o índice de indecisos é 0%, o que demonstra que o eleitorado de Feira de Santana está praticamente definido.
O analista político Yuri Sanches, da Atlas Intel, afirma que a disputa ainda está aberta. “José Ronaldo está no limiar de vencer no 1º turno, mas com a margem de erro de 3 pontos percentuais, não é possível cravar uma vitória”, explicou. Ele também destacou a transferência de votos de candidatos que saíram da disputa, como Pablo Roberto (PSDB) e Capitão Alden (PL), como fator importante para o crescimento de Ronaldo.
Perfil dos Eleitores
A pesquisa revelou que Zé Neto tem maior apoio entre os eleitores mais jovens, com 72% das intenções de voto entre os de 16 a 24 anos. Já José Ronaldo é mais forte entre os eleitores de baixa escolaridade e com renda entre R$ 2 mil e R$ 3 mil. O petista lidera entre eleitores de ensino médio, enquanto José Ronaldo tem grande apoio entre os que possuem apenas o ensino fundamental.
Rejeição e aprovação dos candidatos
A pesquisa também abordou a imagem dos principais líderes políticos. Colbert Martins, atual prefeito e ex-vice de José Ronaldo, tem uma reprovação recorde, com 73% de desaprovação. Esse fator teria beneficiado o candidato do União Brasil, que conseguiu se desvincular da gestão impopular de seu ex-aliado.
Enquanto isso, Zé Neto busca reconquistar o eleitorado lulista, que representa 71,3% de seus eleitores, mas José Ronaldo ainda mantém 26% dos votos desse grupo. No entanto, o ex-prefeito conseguiu evitar a polarização entre Lula e Bolsonaro, conquistando uma parcela significativa do eleitorado que votou no presidente Lula e no governador Jerônimo Rodrigues.
Projeção para o segundo turno
Caso a eleição vá para o segundo turno, a disputa também seria apertada. Segundo a pesquisa, José Ronaldo teria 51% dos votos, enquanto Zé Neto ficaria com 45%, mantendo a diferença dentro da margem de erro e configurando um possível empate técnico.
A pesquisa ouviu 798 pessoas entre os dias 18 e 23 de setembro e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-05542/2024.