As Cameratas da Osba, projeto de extensão da Orquestra Sinfônica da Bahia formado pelos grupos Opus Lumen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas, seguem com sua programação especial de quarentena no mês de agosto, produzindo conteúdo a ser exibido nos perfis de Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia), Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial)  e de instituições e centros culturais de Salvador. No dia 17, tem-se a primeira exibição do vídeo-relato “Cartografia Afetiva”, que neste mês recorda apresentação da Quarteto Novo no Colégio Estadual Manoel Devoto.  Já no dia 19 acontece a primeira exibição do vídeo musical “Café com as Cameratas #Drops” , com a Bahia Cordas interpretando “Colcha de Retalhos”, uma coletânea de cantigas de roda como “Cai cai balão”, “Fui ao Tororó” e “Ciranda, cirandinha”. Além dos perfis de Instagram da Osba e do TCA, os vídeos serão exibidos também no site do Colégio Manoel Devoto, destinado ao público interno de professores, funcionários e alunos e para todo o público nos perfis de Instagram do Museu da Misericórdia (@museudamisericordia) e Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia).

Música e cidadania
As Cameratas da Osba realizam anualmente cerca de 200 apresentações gratuitas em escolas, hospitais, projetos sociais e centros culturais de Salvador e região metropolitana. O público atendido pelo projeto é amplo e grande parte dele se encontra por vezes em situações de vulnerabilidade social e econômica. Estas apresentações musicais acabam por se tornar um instrumento potente no acesso à cultura e promoção da cidadania. Nesse sentido, os vídeos do “Cartografia Afetiva” atuam como registro e memória dessas ações sociais através da música.  Neste mês, os músicos do Quarteto Novo e uma das professoras do Colégio Manoel Devoto relembram apresentação realizada nesta escola pública  e ressaltam que a música e a educação musical podem estimular a aprendizagem dos alunos, despertando múltiplas inteligências, habilidades e competências.

Todos estes conteúdos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem necessidade de encontros e deslocamentos, tendo em vista que o corpo de músicos e o corpo administrativo da Osba estão seguindo o isolamento social indicado pelas autoridades.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba ), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada com Organização Social (OS) – realiza a gestão da Osba , que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (Secult).

CAMERATAS DA OSBA – NA QUARENTENA

Cartografia Afetiva
Grupo: Quarteto Novo
Parceiro: Colégio Manoel Devoto

Exibições:

17/08 – Segunda-feira: Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)
18/08 – Terça-feira: Instagram do TCA ( @teatrocastroalvesoficial )

19/08 – Quarta-feira:  Instagram do Museu da Misericórdia (@museudamisericordia)
Site do Colégio Manoel Devoto ( acesso exclusivo para público interno do colégio)

Café com as Cameratas #Drops
Grupo: Bahia Cordas
Música: Colcha de Retalhos ( coletânea de cantigas de roda)

Exibições:

19/08 – Quarta-feira:  Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)
20/08 – Quinta-feira: Instagram do TCA ( @teatrocastroalvesoficial )

21/08 – Sexta-feira:  Instagram do Museu da Misericórdia (@museudamisericordia ) e Site do Colégio Manoel Devoto ( acesso exclusivo para público interno do colégio)
22/08 – Sábado : Instagram da Associação Atlética da Bahia ( @aatleticadabahia)
Fonte: Ascom/ TCA