Por Pérola Achael – Foto Edgard Souza
Presente na saída do Cortejo até Colina Sagrada nesta quinta-feira (11), para receber as bençãos do Senhor do Bonfim, a deputada federal e primeira mulher prefeita da cidade de Salvador, Lídice da Mata (PSB-BA), disse que a Lavagem do Bonfim “é a grande data do povo da Bahia) e que o ano na Bahia começa na festa da Colina Sagrada.
“Como sempre, maravilhosa! Essa é a grande data do povo da Bahia. Eu sempre digo que o ano na Bahia não começa no dia 1º de janeiro. Começa na festa do Bom Fim. Essa é a grande caminhada de fé, de esperança do povo para 2024, assim como pra todo ano que se inicia”, disse a parlamentar.
Lídice que foi a primeira senadora mulher do estado da Bahia, desconsidera que a Lavagem do Bonfim é “politizada” em ano eleitoral pelos pré-candidatos que disputam a eleições municipais deste ano.
Não, ele [candidatos(as)] tá participando da festa, se colocando, mas não se pode politizar excessivamente. A festa não pode perder a sua característica. Que é a demonstração da fé do povo da Bahia, do senhor do Bonfim e no seu agradecimento do ano passado e a busca de suas bênçãos. Agora, os partidos políticos, os candidatos, vem aderir a esse movimento, a esse movimento”, declarou Lídice que é presidente estadual do PSB da Bahia.