Com o tema ‘Educação e histórias de vidas’, a live em homenagem ao Dia do Professor (15 de outubro), promovida pela Secretaria da Educação do Estado, nesta quarta-feira (14), teve a participação especial da escritora, professora e doutora Conceição Evaristo. No bate-papo com estudantes, colegas professores e gestores escolares, a convidada discorreu sobre a trajetória de vida e a motivação que sempre encontrou para ensinar e escrever. A atividade on-line, que foi transmitida pelo canal do IAT no YouTube, contou com a participação do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.

O secretário abriu a live falando sobre a atividade comemorativa e de reconhecimento do ofício dos educadores. “Quero deixar um abraço carregado de amor e carinho a cada um dos professores e das professoras da rede estadual, da rede municipal, da rede privada, das universidades; dos que estão presentes nas ONGs, nos movimentos sociais. Neste momento de pandemia, o planeta terra está sentindo falta do cheiro das escolas e os estudantes estão sentindo a falta dos professores e das professoras. Este, portanto, é um momento de agradecer a cada um dos professores, incluindo os professores leigos que fizeram parte da história da educação brasileira”.

Conceição Evaristo destacou a sua ligação com o magistério e a importância da carreira, desde os primórdios da história da Educação brasileira. “Gosto muito de pensar na história da vida e na profissão de ensinar e a fala do secretário Jerônimo me chamou a atenção quando ele agradece aos professores leigos, porque pensar neles é pensar nos primórdios da educação brasileira. Foram eles responsáveis por ensinar as primeiras letras e sabemos da luta deles quando se trata de reconhecimento profissional”.

A escritora acrescentou que “pensar em história de vida e profissão é pensar, ainda, que o processo de ensino e aprendizagem se dá também fora da escola. Além dos professores leigos, temos aquelas pessoas que, por estarem em determinados lugares sociais, são também educadoras. E, na Bahia, penso nos lugares onde acontece a educação como, por exemplo, as casas de axés e os blocos afros, que muito ensinaram e ensinam sobre cultura africana. Desce criança, eu sonhei em ser professora e comecei muito cedo, com nove, dez nos, dando aula para os meus irmãos e vizinhos, e sou muita grata e feliz por ter feito a minha carreira profissional como professora e tenho muito orgulho de ter tido a possibilidade, dentro do magistério, de ensinar e aprender”.

A live foi mediada pela diretora pedagógica do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Valuza Saraiva, com as participações também da diretora-geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, e da debatedora convidada, a professora de História da rede estadual e formadora do IAT, Renata Freitas.

Atividades comemorativas

Para celebrar a data e homenagear os profissionais da Educação, a Secretaria da Educação está desenvolvendo, neste mês de outubro, uma série de atividades. Uma delas é a publicação de reportagens no Portal da Educação, com o perfil de educadores que falam sobre o amor pela profissão. A secretaria também vai realizar mais uma live, nesta quinta-feira (15), às 14h, com a participação de educadores, gestores e estudantes e a presença do secretário Jerônimo Rodrigues.

A atividade, que será transmitida pelo canal Educação Bahia, terá como tema ‘Histórias de vidas e a profissão de ensinar’, com a participação especial da professora Maria Isabel dos Santos Gonçalves, do Colégio Estadual Rui Barbosa, no município de Boninal, Território Chapada Diamantina, que conquistou o ‘Prêmio Educador Nota 10’, em 2020, por conta de um projeto que resgata a memória afetiva das avós.

A live terá ainda como convidada especial a cantora e professora de História Juliana Ribeiro. Além disso, homenagens a professores serão feitas por estudantes e pelos educadores Antônio Nóvoa, Fátima Freire e Zilton Rocha. Também haverá um momento musical com o instrumentista Júlio Caldas.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado