ASSANHOS LIBERADOS

zedejesusbarreto*

 

A cada dia  me pergunto: – O Brasil tem futuro ?

*

Direitotorto

Aos togados e engravatados, a generosidade. Aos desvalidos, o rigor das leis.

Aos endinheirados e ‘poderosos’, a imaginária presunção de inocência, sempre, em todas as instâncias e com direito a recursos e embargos até a morte, a prescrição final.

Aos pobres, descamisados, sem recursos, sem presunções, sem instâncias nem embargos… que seja culpados até que provem o contrário. Enquanto não provam, aguentem bala, porrada, masmorra, até que morram ou virem monstros.

Inclemências. Desigualdades.

*

  Direita direta

Do general Hamilton Mourão, vice-presidente da República, que está recebendo título de cidadão de Salvador na Câmara Municipal:

“O Estado de Direito é um dos pilares da nossa civilização, assegurando que a lei seja aplicada igualmente a todos; mas, depois do dia 8 de novembro (com a decisão do STF), cabe perguntar: onde está o Estado de Direito no Brasil? Ao sabor da política?”

**

Soltaram o cara

Mal liberado da prisão, por artes de togados,o velho Lula deitou falação, agitando, polarizando diante de sua plateia costumeira, ansiosa por ouvi-lo e vê-lo. Deu pau no ‘sargento’ presidente, xingou o ministro da Justiça de canalha, a ‘banda podre’ dos juízes e tribunais que o condenaram, a imprensa, e sobrou até pra fiel Rede Globo que lhe dava cobertura. Desacato geral.

O discurso raivoso primeiro em Curitiba, defronte da sede da PF, onde ficou preso, e menos de 24h depois, perante seu pessoal em São Bernardo do Campo, pra onde seguiu no jatinho de Luciano Huck, o ‘presidenciável’ global. Um Lula ainda mais à esquerda, agora, como ele mesmo definiu. “A Lava-jato é uma farsa”, é uma das novas palavras de ordem da manada.

*

Esquerda do contra

Num jantar comemorativo, ainda em Curitiba, o ex-ministro José Dirceu, também beneficiado pela decisão do Supremo, assumiu seu papel de cabeça pensante e estrategista da dita esquerda:

“ Eu estava na trincheira da prisão. Agora estou aqui de novo na trincheira da luta. Agora não é a do Lula Livre. Agora é para voltarmos e retomarmos o governo do Brasil…  E para isso precisamos deixar claro que somos petistas, de esquerda e socialistas. Somos tudo o contrário do que esse governo está fazendo”.

**

   A resposta

O discurso do ex-presidente ecoou em Brasília, palácios, gabinetes e quartéis. Moro disse que não daria atenção nem resposta a ‘criminosos, presos ou soltos’. O atual presidente,o eleito, pediu que sua turma se contivesse:

“ … Não dê munição ao canalha, que momentaneamente está livre mas carregado de culpa”.

Depois, no uso de suas atribuições, convocou às pressas uma reunião fora da agenda, noturna, fechada, com alguns ministros mais próximos, setores de segurança e representantes das forças armadas.

Há temores de um processo de radicalização, de consequências imprevisíveis. A quem interessa?

**

O macho alfa

Diante de sua plateia, Lula vangloriou-se de ter arrumado namorada na prisão (o que não é bem uma verdade) e, aos 74, disse que está com um tesão de 20 anos. Oh! Grelos duros, pererecas saltitantes, fiofós piscando …  Santa paudurescência! Eu, orgásmico.

Ô ÔÔ ,o chefe é brocador!   Ah, mussoliniano ! Idolatrias.

*

O macho ômega 

Do outro lado do muro, o ‘sargento’ de plantão no Alvorada, desafiou : – Vamos ver quem tem maior!?

Com direito a VAR, o tamanho da machice de cada um deve ser aferido pelo togado Mendes ou pelo engravatado Carluxo? Cabe recurso, infringências, embargos que devem ser julgados na quinta instância…  pelo Supremo ou pelos Milicos?

 

**

Três pipoquinhas, pra encerrar essa tertúlia de assanhos desengraçados. Aguentem :

 

– Rapá ! O boliviano Evo Morales renunciou, não suportou a pressão de dentro e de fora, questionando a lisura do pleito/votos com que tentava validar sua quarta ou quinta reeleição a presidente dos cocaleiros. Um democrata. Só queria se perpetuar mais um pouquinho no poder.

A nossa esquerda já cunhou : Foi golpe! E das elites, contra o ‘cumpanhêro’ Evo. Vai feder.

– Lula, ao se ver livre, aventou com a possibilidade de viver aqui na Bahia. Dou-lhe, de graça, três boas alternativas:

Num quartinho dos fundos do Palácio de Ondina, Rui ia adorar.  Na fazenda de Andaraí ao lado do casal Galeguim/Fatinha, tem uma boa cachaça. Ou em Serrinha, a convite do ‘Lubisone da Serra’, gente boa,acolhedora.

– Parodiando Millor, o gênio:  – Poderosos são viciados em si mesmos.

**

Esse Brasil anda hilário.  Uma tragicomédia a cada dia.

Se rindo, me indo.

*

*Zédejesusbarretoé um pobre libertário escrevinhador e jornalista desempregado.