Sputnik Brasil – A recomendação das autoridades ucranianas, no momento, é de não tentar sair da capital, tendo em conta os grandes engarrafamentos nas saídas da cidade.
Em seu comunicado, a missão diplomática do Brasil afirma que os brasileiros que decidirem sair de Kiev neste momento devem contar com grandes dificuldades. “Solicita-se aguardar novas instruções da embaixada“, diz o documento.
O aviso oficial foi endossado nas redes sociais pelo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.
Ele enfatizou que a representação do Brasil em Kiev “permanece aberta e pronta a auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente”.
“Estou totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia”, escreveu o presidente.
No momento, a missão diplomática brasileira está renovando o cadastramento dos brasileiros e orientando-os, por SMS ou mensagens em seu site e nas redes sociais.
“Solicita-se aos cidadãos brasileiros em território ucraniano, em particular aos que se encontrem no leste do país e em outras regiões em conflito, que mantenham contato diário com o governo brasileiro por meio de nossa embaixada”, diz o comunicado.