Por Redação – Foto Divulgação

A Embaixada do Vietnã no Brasil promoveu uma coletiva de imprensa para falar sobre a situação política, social, economia, turismo e das relações da nação asiática com o país sul-americano. O encontro aconteceu na noite desta terça-feira (20).

O embaixador Bui Van Nghi falou sobre o papel do Vietnã nas relações exteriores. “O Vietnā tem demonstrado com eficiência seu papel como amigo e parceiro confiável para a comunidade internacional tendo proposto diversas iniciativas, participando ativamente e de forma eficaz nas atividades da ASEAN, das Nações Unidas e de várias outras organizações internacionais”.

O país, anteriormente sob embargo e isolamento, conseguiu se expandir e aprofundar as relações diplomáticas com 193 países, estabelecendo parcerias estratégicas abrangentes ou parcerias estratégicas com todos os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, além de ter expandido as relações econômicas e comerciais com 230 países e territórios.

Conforme apontado pelo dirigente, o país asiático se organizou e recebeu visitas de chefes de estado poderosos, o que ajudou a aprofundar as relações em política, economia, diplomacia, defesa e segurança entre o Vietnã e os países. “Continuamos a estabilizar e fortalecer as relações com países, especialmente com parceiros estratégicos abrangentes e estados vizinhos”, continuou o Embaixador.

Economia Vietnamita

Segundo o embaixador, a “indústria e os serviços se desenvolveram bastante rapidamente, aumentando continuamente e agora representam cerca de 88% do PIB. O volume total de importação e exportação aumentou significativamente, alcançando quase 700 bilhões de USD em 2023, com as exportações ultrapassando 355 bilhões de USD e um superávit comercial recorde de 28 bilhões de USD; o Vietnã se tornou o 20º maior parceiro comercial global”.

Cinquenta e cinco anos após a implementação do Testamento de Ho Chi Minh e quase 40 depois o início da reforma “Doi Moi”, o Vietnā saiu do grupo de países de baixa renda em 2008 e está se encaminhando para se tornar um país de renda média alta até 2030.

O tamanho do PIB tem se expandido continuamente, atingindo aproximadamente 430 bilhões de dólares em 2023, tornando o Vietnă a 5ª maior economia do ASEAN e a 35ª maior entre as 40 maiores economias do mundo. “Além de ter garantido a segurança alimentar, tornou-se um dos principais exportadores mundiais de arroz e outros produtos agrícolas”.

Investimento Estrangeiro

“O investimento estrangeiro realizado alcançou 12,55 bilhões de USD, um aumento de 8,4% em relação ao mesmo período do ano passado, marcando o nível mais alto de implementação nos primeiros sete meses de 2020-2024”. Afirmou o Embaixador

Até 20 de julho de 2024, o país teve 1.816 novos projetos de investimento estrangeiro com um capital registrado de 10,76 bilhões de dólares, um aumento de 11,6% no número de projetos e 35,6% no capital registrado em comparação com o mesmo período de 2023.

Vietnã no Brasil

“Ambos os países também estão focando na promoção da cooperação em áreas como agricultura, ciência e tecnologia, cultura, tecnologia aeroespacial, esportes, turismo e intercâmbio entre povos. Neste ano, ministérios e setores precisam propor proativamente iniciativas e implementar efetivamente os compromissos assinados”, explicou o Embaixador.

Atualmente, o Brasil se encaixa como o maior parceiro comercial do Vietnã na América Latina, com um volume comercial alcançando 7,11 bilhões de dólares em 2023, um aumento de 5% em relação a 2022. As exportações do Vietnã para o Brasil totalizaram  2,44 bilhões de dólares, enquanto as importações alcançaram  4,67 bilhões de dólares.

As exportações do Vietnã incluem produtos como frutos-do-mar, bolsas, carteiras, malas, chapéus, guarda-chuvas, têxteis, materiais têxteis, artigos de couro, máquinas e equipamentos, veículos de transporte e peças, diversos tipos de aço, produtos de aço, outros metais não ferrosos, computadores, produtos eletrônicos e componentes, brinquedos, equipamentos esportivos e peças.

Por outro lado, o Vietnā importa do Brasil matérias-primas que atendem às necessidades de produção doméstica e produção para exportação, como frutas e vegetais, milho, matérias-primas para tabaco, plásticos em bruto, máquinas, equipamentos e outras peças de reposição, trigo, soja, ração e matérias-primas para animais, produtos químicos, madeira e produtos de madeira, e diversos tipos de algodão.

Atividades da embaixada

“espera que as duas partes continuem a implementar intercâmbios de alto nível e de outros níveis, promovendo a cooperação entre ministérios, setores e localidades, e fortalecendo os intercâmbios entre os povos”, concluiu o Embaixador

Para o terceiro e quarto trimestres de 2024, a Embaixada espera a visita do Primeiro-Ministro Pham Minh Chính para a Cúpula do G20, ocasião na qual ocorrerá a inauguração de uma placa comemorativa marcando a presença do Presidente Ho Chi Minh no Rio de Janeiro, e um programa de Dia do Vietnã para celebrar o 35º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Vietnã e Brasil.

Quanto à promoção da cooperação esportiva entre Vietnã e Brasil, os dois países planejam enviar treinadores e equipes de futebol para o Vietnã para intercâmbios e receber a equipe de futebol vietnamita no Brasil para treinamento, workshops, organização de torneios e partidas amistosas. O fortalecimento das atividades culturais e turísticas também é um foco importante da missão diplomática.