Silvio Tito

O Embaixador de Angola no Brasil, Nelson Manuel Cosme, recebeu na tarde de quinta-feira (30), o título de Cidadão Soteropolitano durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de Salvador. O vereador Luiz Carlos (PRB), além de presidir a sessão também foi autor do requerimento indicando a honraria.

Ao dedicar a homenagem ao povo angolano, o Embaixador Nelson Manuel, que está no Brasil há seis anos, agradeceu a outorga da cidadania soteropolitana e ressaltou os laços entre Brasil e Angola. “Receber este Título de Cidadão Soteropolitano tem para mim, para a comunidade angolana em Salvador e para o Estado angolano um valor imensurável, que serve como motivação para continuar a trabalhar fortalecendo os nossos laços de amizade, parceria e para a visibilidade de Salvador junto ao povo angolano”, destacou.

O vereador Luiz Carlos destacou a homenagem como um reconhecimento pela atuação do embaixador que vem estreitando as relações entre Angola e o Brasil, com destaque às ações realizadas na capital baiana, através da Casa de Angola, que tem sede em Salvador.  “Uma pessoa que tanto se dedica a estreitar os laços com o Brasil, sendo tão presente e atuante, é digno de nosso reconhecimento. O Título de Cidadão que o senhor embaixador Nelson Manuel Cosme recebe, merecidamente nesta tarde, é uma forma de valorização pelos relevantes serviços prestados ao nosso Município”.

Ao entregar o título, o deputado federal Marcio Marinho (PRB) parabenizou a iniciativa do vereador. “O embaixador torna mais forte os laços de amizade entre Brasil e Angola. Sua atuação ética está presente em todos os momentos, enquanto não mede esforços para melhorar a relação entre os dois países”.

O grupo de dança Balé União Africana, que é composto por crianças, realizou apresentações embaladas por músicas do continente africano.

A união familiar foi destacada pelos familiares, durante a passagem de vídeo com depoimentos de filhos, irmãos, esposa, entre outros.

A secretária municipal de Reparação, Ivete Sacramento, ressaltou os trabalhos desenvolvidos pelo embaixador. “Na condição de representante do governo municipal e da população soteropolitana, afirmo que o embaixador Nelson Manuel cumpre a missão de estreitar os laços que a diáspora africana separou”.

Estiveram presentes, o cônsul da Guiné Bissau, Adailton Maturino dos Santos; o diretor da Casa de Angola, Benjamin Sabby; os coordenadores do curso de Relações Internacionais da Universidade Salvador (Unifacs) e da Unijorge, Henrique Campos e Mateus de Oliveira Souza, respectivamente; a coordenadora do curso de extensão e pós-graduação da Faculdade Dom Pedro, Cláudia Caxias; e o representante da Igreja Universal do Reino de Deus, Jurailton Santos, a vereadora Rogéria Santos (PRB), estudantes entre outros.

Currículo

Nascido em Luanda, em 21 de julho de 1961, Nelson Manuel Cosme é diplomata de carreira. Iniciou seus estudos em Angola, porém, concluiu curso de Licenciatura em Economia Aplicada na Universidade de Montpellier, na França, onde também fez mestrado em Economia.

Ainda na França, concluiu mestrado em Ciências Políticas Diplomáticas e é doutorando, na universidade de Sorbonne. Em 1989 foi destacado para trabalhar na Organização das Nações Unidas, onde foi o Diretor-Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para a Paz em Angola.

Entre os anos de 1995 e 1999 serviu de conselheiro de vários Ministros das Relações Exteriores. Em seguida, foi indicado como Representante Permanente de Angola nas Comunidades Econômica da África Central, com função da integração humana, da paz, defesa e segurança, até 2008.

Em julho de 2011 foi nomeado pelo então presidente de Angola, Augustinho Neto, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola acreditado no Brasil e como Embaixador  não residente nas Repúblicas da Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

Nelson Manuel Cosme é também professor de Economia, Desenvolvimento e Organizações Internacionais pela Universidade Agostinho Neto, em Angola. Atuando também em outras universidades angolanas como Instituto das Relações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores e a universidade Católica de Angola.

Além de Diplomata, Nelson Manuel Cosme assina algumas publicações como: Resolução de Conflitos e Consolidação da Democracia; Forças Políticas, o Estado e a Transição Democrática em Moçambique, entram outras inúmeras publicações.

No Brasil, recebeu diversas honrarias em vários estados, a exemplo da Comenda Grã-Cruz da Ordem do Mérito Anhanguera do Estado de Goiás, em 2016, Título de Cidadão Honorário e Brasília, em junho de 2017. Recebeu da comunidade internacional a Medalha e Diploma de Embaixador à Paz, Academia de Seoul, República da Coreia , em 2006, Medalha de Prata da União Europeia, dada pela Presidência da União Europeia, no mandato da República Checa.