A mistura da música eletrônica com elementos da música regional é a característica mais forte da CongaGroove, banda baiana, mais precisamente da cidade de Candeias, que lança no próximo dia 14 (sábado), pelo selo Musequal Brasil, o seu mais novo projeto: o EP “Balançar”.  Ao juntar elementos de diversos estilos como o trap, pagode eletrônico, samba reggae, afoxé e axé music, os integrantes Lippeh, Frank e Marve BigHead deram vida ao disco que traz uma pegada dançante, mas mantendo a essência de usar a arte como forma de protesto.

“A militância faz parte da nossa essência e poder curtir, celebrar, é uma revolução. Antes só entrávamos onde diziam que poderíamos, mas agora temos a liberdade de escolher, o poder de dizer sim e não, pegamos nosso potencial e externamos. A nossa ideia com esse disco é levar alegria e diversão para as pessoas e aquela lembrança gostosa das festas de largo”, destaca o cantor e compositor Lippeh.

O EP traz as faixas “Frevo Doido”, com o tempero do axé music e dos carnavais; “Balançar”, representando o recôncavo baiano com samba de roda, samba chula e o candomblé de Cachoeira e São Francisco do Conde; “Deixa a Favela Vencer”, música de protesto que conta com a participação do músico Bambam, um dos maiores nomes do pagode baiano e “Axé Afrofuturista”, que apresenta fortemente as raízes africanas somadas à música contemporânea. “Existem várias vertentes da música baiana e internacional nesse EP.  A gente queria uma pegada swingada, para balançar mesmo o corpo. Como percussionista prefiro sempre colocar o tempero baiano”, explica o músico Frank, que também é cantor e compositor.

Não por acaso o disco será lançado no próximo dia 14. É a data em que a cidade de Candeias completa 63 anos. “Negros que batalham precisam relaxar, descansar. Balançar é sinônimo de festa. O povo preto é festeiro, desde África tem esse sentimento e fazemos isso através da música que fala da nossa realidade, do nosso lugar de origem. Então, vamos aproveitar para festejar o lançamento e o aniversário da nossa cidade de uma vez só”, finaliza o DJ e produtor musical Marve BigHead.

Sobre a CongaGroove

A CongaGroove surge com o produtor musical e DJ Marve BigHead, que sempre teve uma conexão muito forte com a música eletrônica e o rock que rendeu, inclusive, um EP pelo selo canadense “ItsNotALabel Records”. Ao conhecer Lippeh, já atuante na cena do rap e trap independente como cantor e compositor, e o percussionista Frank, com passagens por diversas bandas consagradas do pagode baiano, enxergou a possibilidade de inovar na música, por exemplo, com o pagode eletrônico, arrocha eletrônico e afrobeat, mas sem abrir mão das raízes tendo o afrofuturismo como norte.

Baiana System, Attooxxa e Afrocidade são as principais referências para a banda que faz parte do novo cenário da música baiana representando a Região Metropolitana de Salvador desde o ano passado com o lançamento do primeiro EP “Mineápolis é Aqui”, em referência aos protestos que aconteceram nos Estados Unidos e repercutiram em todo o mundo com a morte de George Floyd, homem negro assassinado por um policial na cidade de Minneapolis. O álbum foi escolhido pela crítica e público do blog El Cabong como um dos melhores discos de 2020.

Ficha Técnica EP “Balançar”
Felipe Silva (Lippeh) Vocalista/compositor
Tarcisio Franco (Frank): Vocalista/compositor e percussionista
Claudivan de Souza Porto (Marve BigHead): DJ e Produtor musical

Ouça CongaGroove

https://open.spotify.com/artist/5dAKJ2cjcZvyOSbE4fobBw?si=ESwbbkfpQwSVWmxOBPjgAg&dl_branch=1