A 1ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Fundo Estadual de Desenvolvimento das Áreas Industriais, Comerciais e de Serviços (Funedic) foi realizada na quarta-feira (29), dando posse aos novos conselheiros e suplentes e a nova secretária executiva. O conselho, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e presidido por seu secretário, tem por finalidade fiscalizar e supervisionar as contas do Fundo.

No ato da reunião foi apresentado a Portaria Conjunta entre a SDE e a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), as tratativas sobre os pedidos de isenção da taxa e sobre a necessidade de regularização dos inadimplentes. Também foi debatida a estimativa de investimentos para recuperação dos distritos industriais.

“Temos um gigantesco território e rico em oportunidade de negócios. O objetivo do governo do Estado é fortalecer esses equipamentos industriais dando totais condições para atração de novas empresas para Bahia. Estamos dialogando com as associações empresariais buscando fortalecer nossas parcerias e planejando conjuntamente as ações necessárias para os distritos industriais, pois são importantes engrenagens do nosso projeto de industrialização do interior do estado”, ressalta Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Funedic.

Para Hilton Barbosa, presidente da Associação de Empresas do Centro Industrial de Aratu (Procia), o encontro foi importante para que o setor empresarial pudesse expor suas urgências. “Após três anos sem essa reunião, foi de grande importância voltarmos a debater junto com o Estado ações efetivas para a revitalização dos centros industriais. É notável a disposição do presidente do Conselho para que sejam ouvidos os pleitos do setor empresarial e assim alcancemos as melhorias necessárias”, afirmou Barbosa.

Composição
O conselho Funedic é formado por representantes da SDE, um representante das secretarias do Planejamento (Seplan), da Fazenda (Sefaz) e de Infraestrutura (Seinfra), além de um representante da Fieb, do Fecomércio e, por fim, um representante da Cofic e outro do Procia.

Foto: Ascom SDE