O presidente do Instituto Metropolitano de Desenvolvimento Social e Inovação (IMDI) e empresário Mauro Cardim está coordenando uma força-tarefa que será realizada nesta quarta-feira (20), a partir de 14h00, nas praias de Vilas do Atlântico, Ipitanga e Buraquinho, para a retirada de plantas aquáticas conhecidas como baronesas. As plantas se alimentam de matéria orgânica dos esgotos, o que alerta para poluição no local.
“Convocamos voluntários e pessoas ligadas ao meio ambiente para participar desta ação. Na condição de curador técnico dos seminários SOS Joanes I e II, tenho ciência de que as baronesas surgiram nas praias de Lauro de Freitas devido à poluição de área que atinge o Rio Joanes. Esta é uma questão que precisa ser discutida. Inclusive, já registramos que na praia de Vilas do Atlântico as tartarugas marinhas estão morrendo, pois elas não conseguem ultrapassar a barreiras das plantas aquáticas”, disse Mauro Cardim.
O ambientalista disse também que a Prefeitura de Lauro de Freitas precisa agir imediatamente através da Secretaria do Meio Ambiente. “É necessário a mobilização imediata do Projeto Tamar também sobre esta situação”, frisou.
De acordo Mauro Cardim, a força-tarefa será realizada em duas etapas. “Vamos iniciar na Praia do Surf, em Vilas do Atlântico até a Praia de Buraquinho e a segunda etapa vai ser de Vilas até a praia de Ipitanga. Vale ressaltar que seguiremos todos os protocolos de segurança exigidos com relação ao novo coronavírus. Todos estarão de máscaras e respeitando o distanciamento”, concluiu.
Teia Comunicação