Empresas de energia atômica do Brasil e da Rússia assinam memorando de entendimento

© Sputnik / Vitaly Belousov

Na segunda-feira (20), a Corporação Estatal de Energia Nuclear Rosatom da Rússia e a brasileira Eletronuclear assinaram um memorando de entendimento durante a conferência geral da Organização Internacional de Energia Atômica (OIEA).

“O Brasil é um dos parceiros-chave da Corporação Estatal Rosatom na América Latina em diversas áreas, em primeiro lugar na área da medicina nuclear”, afirmou o vice-diretor da corporação russa Rosatom, Kirill Komarov.

“Estou certo de que o memorando assinado vai nos ajudar a abrir uma nova etapa de colaboração bilateral construtiva, visto que o país planeja elevar a porcentagem de energia nuclear no balanço energético nacional”, observou.

O memorando prevê o desenvolvimento da cooperação em diversas áreas, como a construção e manutenção de usinas nucleares de alta e baixa potência no Brasil e o reprocessamento de materiais nucleares, extensão da vida útil e fornecimento de combustível para usinas nucleares no Brasil, gestão de resíduos radioativos, projetos conjuntos na educação e formação, entre outras.

“Para a Eletronuclear este memorando, assinado com a Rosatom, é uma grande oportunidade para expandir ainda mais o negócio, particularmente para cumprir a demanda de geração de energia nuclear em nosso país”, afirmou Leonam dos Santos Guimarães, presidente da Eletrobrás Eletronuclear.

Além disso, as partes planejam explorar oportunidades para a implementação de projetos conjuntos, troca de informações, incluindo reuniões, formação e seminários.

Fonte: Sputnik Brasil