Por Redação – Foto: Divulgação / Sudesb

O 1º Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17 chegou ao término com finais repletas de gols nas categorias feminina e masculina das divisões 1ª e 2ª. Os campeões foram determinados no sábado, dia 25, durante as partidas decisivas no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador. A cerimônia de premiação ocorreu na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas.

No torneio feminino, a equipe do Armim Matte-PR assegurou o título da 1ª divisão ao vencer a ADELL-SC por 3 a 0. Na 2ª divisão, as garotas do Guilherme D-TO conquistaram o primeiro lugar ao golearem a equipe da Escola Santana-PE por 7 a 0. Entre os homens, a equipe Bento M-PR derrotou a equipe A Gonçalo-SC por 7 a 4, garantindo o título da 1ª divisão. Na disputa masculina da 2ª divisão, Salesiano-RN e Paraibano-PB protagonizaram uma final acirrada, com um empate em 2 a 2 no tempo regulamentar. O campeão só foi determinado após a prorrogação, na qual o Paraibano marcou o gol decisivo que lhes conferiu o título.

Muitos gols marcaram a 1ª edição do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17, que reuniu mais de 300 estudantes-atletas de 18 estados brasileiros. O torneio contou com a participação de 20 equipes, totalizando 46 jogos e 281 gols, resultando em uma média de 6,11 gols por partida. Contribuindo para essa média positiva, destaca-se o desempenho do atleta Pedrinho, representando o Colégio Bento Mossurunga – PR. Além de conquistar o título da 1ª divisão, a equipe teve o ataque mais eficaz, marcando 31 gols ao longo do torneio.

A copetição escolar foi organizada pelo Ministério do Esporte, com a parceria da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e da Federação Baiana de Futebol de Salão (FBFS).