Cerca de 1.500 pessoas participaram, neste sábado (14), do Encontro do PL Mulher em Morro do Chapéu. Com o tema “A importância da mulher na política”, o evento contou com palestras como as da Major PM Denice Santiago, idealizadora e coordenadora da Ronda Maria da Penha e da Promotora de Justiça Sara Gama Sampaio, do MP-BA, além das presenças do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal; de Katia Bacelar, presidente estadual do PL Mulher; de José Carlos Araújo, presidente estadual do partido e dezenas de políticos e lideranças políticas da região.

Organizado pela presidente municipal do PL e vice-prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, o encontro do PL Mulher enfatizou a necessidade de uma participação maior e mais efetiva da mulher na política mas também levantou a bandeira da igualdade entre homens e mulheres nos mais diversos setores da sociedade como no ambiente de trabalho. Em seu discurso, Juliana Araújo fez questão de defender essa igualdade considerando que não concorda com o conceito de “conceder direitos às mulheres” afirmando que “quem concede, na verdade está dando algo a alguém que não tinha.” Para Juliana Araújo o que precisa acontecer é o reconhecimento dos direitos da mulher.

A vice-prefeita morrense criticou duramente o que chamou de “ausência da presença feminina no país” ao definir que, embora sendo maioria da população brasileira, a mulher ainda é minoria na política. “Somos a maioria, mas, ainda assim, somos minoria” finalizou.

Presidente estadual do PL, o ex-deputado federal José Carlos Araújo também encampou o discurso da igualdade entre homens e mulheres no que foi seguido pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal, para quem existe uma enorme injustiça  a atitude do meio político brasileiro quando se posiciona desfavoravelmente quanto à presença e o envolvimento mais profundo da mulher na política brasileira.

O encontro foi finalizado com uma apresentação do cantor gospel e ex-deputado federal Irmão Lázaro.

NB – fotos: Diogo Macedo