O trabalho de conservação das rodovias baianas está ganhando reforço com a entrega de máquinas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Um total de 24 equipamentos já foram cedidos para 6 consórcios intermunicipais neste mês de dezembro e outros serão beneficiados em breve. O objetivo da ação é manter os 6,6 mil quilômetros de vias sob a responsabilidade dos 25 consórcios de Infraestrutura em condições de trafegabilidade.

As máquinas já foram entregues para os consórcios da Bacia do Paramirim, do Semiárido Nordeste II (Cisan), do Vale do Rio Gavião (Civalerg) e o Chapada Forte. Os equipamentos são: usinas móveis, que promove a mistura da emulsão asfáltica com brita e areia; Tanques de estocagem de emulsão asfáltica; Tratores agrícolas, para serviços de roçagem; Vibroacabadoras rebocáveis, para aplicação de massa de asfalto sobre a via e Roçadeiras hidráulicas, responsáveis pela roçagem da faixa de domínio e do acostamento.

Nesta semana, mais dois consórcios do Sul baiano serão contemplados com o recebimento de novos equipamentos. “O Governo do Estado está entregando máquinas, como tratores agrícolas e roçadeiras, aos consórcios das regiões Costa do Descobrimento e do Extremo Sul para ajudar na recuperação das estradas vicinais e na limpeza das cidades atingidas pelas fortes chuvas do início deste mês de dezembro” destaca Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura.

Conheça os consórcios

Atualmente, 25 consórcios estão contratados pela Seinfra para a realização de obras em rodovias baianas. Além dos seis consórcios citados que já receberam os novos equipamentos, outros 19 também serão atendidos nos próximos meses. São eles: Recôncavo (CTR); Litoral Sul (CDS Litoral Sul); São Francisco (CONSTESF); Mata Atlântica (CIMA); Portal do Sertão; Bacia do Jacuípe; do Oeste da Bahia (CONSID); do Sisal (CONSISAL); Piemonte Norte do Itapicuru, Alto Sertão (CDS Alto Sertão); Vale do Jiquiriçá (CONVALE); Irecê; Médio Rio de Contas (CIMURC); Bacia do Rio Corrente (CIBARC); Velho Chico; Médio Sudoeste (COTEMESB); Piemonte da Diamantina; Litoral Norte e Agreste Baiano; Sudoeste da Bahia (CISUDOESTE).

Fonte: Ascom/Seinfra