A advogada Ingrid Freire foi eleita na última quarta-feira (24) para presidir a 21ª Subseção da OAB/BA, sediada no município de Brumado. Para vice-presidente, foi eleito o advogado João Rafael Amorim, junto a Dra. Abiara Dias como Secretária Geral, o Dr. Vinicius Assis como Secretário Adjunto e o Dr. Daniel Wladson como Tesoureiro. A chapa recebeu 139 votos para o triênio 2022/2024.

A chapa tem como proposta a criação de reuniões ordinárias com advogados da sede e das demais comarcas para debate de problemas e soluções para melhoramento da advocacia regionais e para questões emergenciais; Presença de ao menos, um diretor na sede de subseção todos os dias; Criação de reuniões ordinárias com a mesa diretora para concretizar propostas e soluções para melhoramento da advocacia regional e questões emergenciais.

Notícias da Bahia: É a primeira vez em quase 90 anos de história que a OAB-BA será comandada por uma mulher. Sobre esta reforma conceitual da entidade, o que a senhora acha que levou a OAB a está mudança de conceito?

Atualmente as advogadas são a maioria na entidade, então nada mais justo que ocupemos o maior cargo da instituição. Assim, essa mudança foi o que precisa e uma luta da OAB pela paridade de gênero.

NB: Como a senhora avalia a OAB hoje e o que esperar da OAB após a posse da nova presidência?

A OAB é uma instituição não só para defesa e valoração da advocacia, mas também um papel social e base das garantias constitucionais.

NB: O que os membros da entidade em Brumado e região, podem esperar da Dra. Ingrid Freire e do Dr. João Rafael na gestão da OAB Subseção Brumado?

Para o próximo triênio esperasse muito trabalho, mas dessa vez enfrentado com o olhar feminino. Para o município de Brumado e região pode se esperar da OAB Subseção Brumado um projeto mais presente. Acreditamos que é com o diálogo e a presença da instituição que podemos, a cada dia, buscarmos pelo pleno exercício regular do direito.

NB: Qual o papel da Ordem dos Advogados do Brasil?

O principal papel da OAB consiste em garantir as prerrogativas profissionais do advogado, o pleno exercício da profissão e ainda zelar pela constituição e os direitos dos cidadãos perante o judiciário.