Por Redação – Foto Divulgação

 

Uma erupção vulcânica atingiu uma região remota da Indonésia, forçando centenas de pessoas a fugir da área nesta quarta-feira (17). O Monte Ruang, localizado na província de Sulawesi, entrou em erupção por volta das 21h45 (horário local) de terça-feira, expelindo lava e uma enorme nuvem de fumaça.

As agências de vulcanologia e geologia confirmaram que a atividade vulcânica continuou na quarta-feira, aumentando a preocupação das autoridades locais. Apesar da intensidade da erupção, felizmente não foram registradas vítimas. No entanto, aproximadamente 800 pessoas foram obrigadas a deixar dois vilarejos na ilha próxima de Tagulandang, conforme relatado pela agência estatal Antara.

A primeira erupção gerou uma coluna de cinzas impressionante, alcançando cerca de 2 km de altura. Em seguida, o vulcão lançou materiais que atingiram uma altitude de 2,5 km, conforme detalhou Muhamad Wafid, diretor da agência de geologia, em comunicado oficial.

A agência de vulcanologia havia emitido um alerta na segunda-feira, indicando um aumento na atividade do Monte Ruang após a ocorrência de dois terremotos nas últimas semanas.