As tradições juninas são celebradas por toda a Bahia. Nas escolas estaduais, o assunto é trabalhado pedagogicamente em sala de aula, para mostrar aspectos históricos e culturais desta que é uma das maiores festas populares do Nordeste. Mas o momento também serve para integrar as escolas e as comunidades, transformando as unidades escolares em um grande arraial, antes do recesso do meio do ano, que acontece de 21 de junho a 2 de julho.
No Colégio Estadual César Borges, em Valente, no nordeste do estado, alunos e professores já realizaram a festa, que celebra São João e São Pedro. O ‘Arraiá do Cesão’ foi no último sábado (9) e apresentou o tema ‘Pendurando o cordel encantado no arraiá em versos vou forrotear’. “Já é tradição o nosso arraial. Nossa festa começa com o desfile pelas principais ruas da cidade, convidando a comunidade para a forró que é realizado no Clube Social Umburana. A nossa intenção com esta festa recheada de cultura é valorizar as tradições juninas que são muito fortes no município”, relata a diretora do colégio, Márcia Lopes.
A festa teve apresentações de quadrilhas, declamações de cordéis criados pelos estudantes, participações de artistas locais, além de comida típica. Para a estudante Isabela Soares, 19 anos, do 3º ano do Ensino Médio, o arraial é o momento de integração. “Foi um dia muito divertido. Além do desfile, quando animamos as ruas e distribuímos docinhos, apresentamos, à noite, o cordel que criamos, chamado ‘O retorno do nordestino’ e caímos na dança”, afirma.
Programação
Nesta quinta-feira (14), a festa junina será no Colégio Estadual Abílio César Borges, localizado na Boa Viagem, em Salvador, a partir das 13h. O arraial marcará as comemorações do cinquentenário da unidade escolar, que será celebrado no 31 de julho. Na programação, muita música, apresentações das quadrilhas junina. “Será uma tarde de muita alegria e resgate das tradições nordestina. Pelo segundo ano, teremos um grupo das Obras Sociais Irmã Dulce que irá se apresentar”, diz o diretor da unidade escolar, Sidicley Nascimento.
Já na sexta (18), acontece a culminância do projeto de resgate aos festejos juninos no Colégio Estadual Santa Bernadete, em Amargosa, no Recôncavo. A atividade será realizada na área externa da unidade escolar, que já está toda decorada com temas juninos. “Vamos resgatar as brincadeiras tradicionais, realizar um casamento na roça, concurso de quadrilha, apresentações culturais e ter bandas locais parceiras do colégio que fazem um som bem legal”, revela o diretor do colégio, Neilton de Jesus.
Texto e fotos: Ascom/Secretaria da Educação do Estado