Por Redação – Foto Divulgação
A escritora Nini Kemba Náyọ̀ promove o 1° Circuito LiteAfroInfantil – Literatura preta para as infâncias, com contação de histórias, doação de livros e lançamento literário. A programação acontecerá nas cidades de Cachoeira, São Félix e Rio de Janeiro, e fazem parte de ações para difusão da literatura de autoria preta baiana em espaços e comunidades negras.
Nesta primeira edição do circuito, duas comunidades quilombolas do Recôncavo Baiano foram selecionadas para receberem a exemplares a contação de história do livro “De onde você veio Odê?” Este é o primeiro livro da escritora e conta a história de uma criança africana que se muda para Salvador e está preocupada com a recepção dos novos colegas de escola. “De onde você veio Odê?” tem sido bem recepcionado por crianças, jovens e adultos por tratar de um tema genuíno sobre as dúvidas de acolhimento. No livro, as crianças ensinam que é simples receber e abraçar o outro.
Contadora de histórias pretas há 17 anos Niní apresenta o seu livro história do livro de modo a encantar, envolver e prender a atenção do público infantil.
Levar esse circuito para os quilombos é reconectar a Bahia com a África por meio da literatura.
O Circuito ainda terá como atividade o lançamento oficial do segundo livro da Baiana, Abayomi – O encontro precioso, que acontecerá no Rio de Janeiro. Neste mais novo livro, Abayomi vira personagem para contar a verdadeira história desta boneca, mas também para homenagear Lena Martins, mulher preta nordestina e artesã, que criou a boneca preta feita de pano apenas com nós.
As ações da circulação começam no dia 23 de novembro no quilombo Santiago do Iguape, em Cachoeira.
Em seguida, no dia 24 de novembro no quilombo Santo Antonio e Vidal, em São Félix compondo a programação da Oitava Feira de Sustentabilidade Quilombola. No dia 01 de fevereiro, no MUHCAB, no Rio de Janeiro, o I Circuito LiteAfroInfantil encerra com o lançamento do livro Abayomi O encontro precioso.
O 1° Circuito LiteAfroInfantil – Literatura preta para as infâncias conta com o apoio da FUNCEB, através do Edital Circulações Literárias.