Por Redação – Foto: Luara Dal Chiavon

Durante os anúncios realizados pelo Governador Jerônimo Rodrigues para mitigar os efeitos da seca em mais de 160 municípios da Bahia, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) disse “esperar que o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) trate a Bahia com o mesmo empenho que tratou outros estados em situação de estiagem”.

A Bahia hoje se encontra com 163 municípios em estado de emergência devido à forte seca que assola o estado. O Governo da Bahia anunciou R$ 834,5 milhões para enfrentar os efeitos da seca. Dentre as medidas anunciadas estão: abastecimento com carros-pipa, entrega de tratores, limpeza e abertura de aguadas, instalação imediata de poços, doação de alimentos, licitação para sistemas de abastecimento e máquinas para alimentação animal.

“As ações do MDA contra a estiagem no Rio Grande do Sul foram efetivas e bastante ágeis. É fundamental a ação federal para socorrer as famílias assentadas, indígenas quilombolas, agricultores familiares, pescadores, a população baiana”, completou Assunção.