Festival Santista de Teatro anuncia selecionados para mostras estadual e nacional de sua 60ª edição

Espetáculo de abertura também está definido: “A Vida em Vermelho – Brecht & Piaf”,

com Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto, com direção de Aimar Labaki.

Já estão definidos nove dos dez espetáculos que integrarão as mostras ESTADUAL e NACIONAL do FESTIVAL SANTISTA DE TEATRO [FESTA 60], cuja histórica 60ª edição será realizada entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro de 2018, em Santos (SP).

Para chegar à lista – foram quase 300 montagens inscritas, contemplando diversas regiões do país –, a curadoria do festival observou não só o alinhamento com o tema desta edição – “Mulheres em Cena: Da luta de Pagu aos dias de hoje” -, como também a trajetória, a relevância e a excelência artística dos grupos. As propostas de pesquisa e encenação também estiveram sob análise.

A seguir, a lista dos selecionados:

MOSTRA ESTADUAL

ESPETÁCULO           CIA / GRUPO           CIDADE         EST.

Carne Kiwi Cia. de Teatro São Paulo     SP

O Canto das Mulheres do Asfalto         O Canto das Mulheres do Asfalto         São Paulo     SP

A Farsa do Açúcar Queimado ou A Mulher Que Virou Pudim     Núcleo Sem Drama           São Paulo SP

Hysteria        Grupo XIX de Teatro         São Paulo     SP

Naturaleza Muerta           Cia. La Desdeñosa São Paulo     SP

Feminino Abjeto    Núcleo Feminino Abjeto São Paulo     SP

MOSTRA NACIONAL (*)

ESPETÁCULO           CIA / GRUPO           CIDADE         ESTADO

Entre Nós     Coletivo Arremate de Teatro     Fortaleza      CE

GPS Gaza      Cia. Solos & Bem Acompanhados         P. Alegre       RS

Isso Não É uma Mulata    Monica Santana / Gameleira Artes Integradas        Salvador       BA

(*) Por questões de agenda ainda pendentes, a produção do FESTA 60 confirmará

a participação do quarto espetáculo selecionado para a mostra nacional nos próximos dias.

ABERTURA

A organização do festival também confirmou “A Vida em Vermelho – Brecht & Piaf”, com Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto e direção de Aimar Labaki, como o espetáculo de abertura desta edição. A sessão está marcada para o Teatro Coliseu, no dia 24 de agosto (sexta-feira), às 21h.

MOSTRA REGIONAL

Os espetáculos selecionados juntam-se às nove produções da região da Baixada Santista previamente anunciadas para completar a programação do #FESTA60. São elas:

“A Revolução das Águas”, da Associação Cultural Incena Brasil; “Arrastão”, da Cia Etra de Dança; “Pagu: qual o gosto do mundo? As várias faces de Patrícia Galvão”, da Cia Teatral Carcarah Voador; “Um discurso para minha Vó”, da Cia Vozavós; “Willian…e nós…”, do Coletivo Makeshake; “Cinderela Brasileira”, do Grupo Casa 3; “Zona! ”, do O Coletivo; “Darluz”, da Cia. O que é que o gato esconde? e “Cortejo Praiaças”, do Movimento de Palhaçaria Feminina da Baixada Santista.

A 60ª EDIÇÃO

Ao focar a diversidade teatral, o FESTA 60 apresentará um importante recorte da atual produção brasileira adulta e infanto-juvenil em seus mais variados gêneros e formatos, inéditos ou não, em espaços convencionais, alternativos e de rua. Todas as sessões serão gratuitas e distribuídas por vários pontos da cidade, contemplando assim diferentes públicos.

O festival é uma parceria entre o Movimento Teatral da Baixada Santista, o Sesc Santos, a Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Santos, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Governo do Estado de São Paulo – ProAC 2017 e o Ministério da Cultura – Governo Federal.

FESTIVAL SANTISTA DE TEATRO

Criado em 1958, o FESTA é o mais antigo festival de artes cênicas em atividade do Brasil, reconhecido pelo Governo Federal com a Ordem do Mérito Cultural.

Sessenta anos depois, celebra a trajetória de sua criadora – a escritora, jornalista, produtora cultural e militante política Patrícia Galvão, a Pagu. E a de tantas mulheres que inspirou a se tornarem protagonistas, nos palcos e na vida.

O evento, onde despontaram dramaturgos como Plínio Marcos e Carlos Alberto Soffredini, também se posiciona historicamente ao propor o debate e a reflexão sobre as artes e políticas culturais. Pelos seus palcos já passaram atores com Regina Duarte, Cleyde Yáconis, Ney Latorraca, Sérgio Mamberti, Bete Mendes, Jandira Martini, Nuno Leal Maia, Herson Capri e Alexandre Borges, entre outros.

60º FESTIVAL SANTISTA DE TEATRO – FESTA 60

De 24 de agosto a 2 de setembro de 2018

Em SANTOS (SP)

 

Mais informações:

[email protected]

https://www.facebook.com/festivalsantistateatro

Informações à imprensa

Com Rafaella Martinez e Lúcio Nunes

13 99104-5335 | [email protected]

13 99143-0806 | [email protected]