Por Redação – Foto Santiago Mazzarovich/AFP
O candidato Yamandú Orsi, de centro esquerda e apoiado pelo ex-presidente Pepe Mujica, será o novo presidente do Uruguai depois de derrotar o candidato da coalização de direita Álvaro Delgado no segundo turno das eleições presidenciais realizado neste domingo (24) no Uruguai.
Orsi teve 49,8% dos votos contra 45,9% de Delgado com 100% das urnas apuradas neste segundo turno eleitoral. No primeiro turno Orsi foi derrotado por Delgado.
O presidente Lula parabenizou Orsi pela rede social X: “Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito @OrsiYamandu, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”.
Sucessor de Mujica
Com 57 anos, Yamandú Ramón Antonio Orsi Martínez, tem como padrinho político o ex-presidente Mujica. Nascido na zona rural, em uma casa sem energia elétrica, Orsi teve sua infância na pequena cidade de Canelones, onde estudou em escola pública. Formado em História, Yamandú foi professor em escolas de Ensino Médio até 2005.