Por meio de roteiros de estudos, a Secretaria da Educação do Estado disponibilizou, nesta 21ª semana de atividades, mais 70 novos conteúdos voltados à área de Ciências Humanas. A ação é realizada desde o início da suspensão das aulas, decorrente da pandemia do novo Coronavírus, e totalizam 1.470 roteiros de estudos on-line para auxiliar o aprendizado dos estudantes.

“As atividades oferecem sugestões de conteúdos que podem ser trabalhados nos diferentes componentes e áreas, incentivando o engajamento dos estudantes em uma rotina de estudos mais organizada e compatível com cada série”, destaca a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão. Ainda segundo a gestora, “este material também está contribuindo com os professores no sentido de ajudá-los na interação com os estudantes, de forma qualificada, em salas virtuais ou grupos de WhatsApp”.

Sobre os roteiros de estudos
Os roteiros são apresentados a partir de uma proposta de cronograma para a realização de atividades autoexplicativas, descritivas e objetivas, visando contribuir na manutenção do engajamento dos estudantes e estimulá-los na adoção de rotinas de estudo, especialmente neste momento de isolamento social. Ao acessarem o conteúdo, que está sendo elaborado por professores da rede estadual, os estudantes vão encontrar exercícios que buscam contemplar tanto os que têm acesso à internet, quanto aos que não têm.

As atividades são opcionais, mas a Secretaria da Educação recomenda que os estudantes e os professores acessem os roteiros, que podem ser utilizados como fichas de estudo, com os resumos dos assuntos selecionados. Os estudantes podem seguir o calendário semanal dentro do cronograma sugerido (das 9h às 12h) ou seguir o seu próprio ritmo e interesses pessoais.

Área de conhecimento
A Secretaria de Comunicação do Estado disponibiliza sete roteiros novos por semana (um para cada ano/série) e cada roteiro contém 10 atividades, totalizando 70 atividades novas por semana. Cada semana é destinada à uma área de conhecimento diferente: Linguagens; Matemática e Ciências da Natureza; e Ciências Humanas. Os materiais, no entanto, ficarão disponíveis no Portal da Educação durante todo o período de isolamento social.
Suspensão das aulas
As aulas na Bahia estão suspensas por decreto do Governo do Estado e serão repostas a partir da elaboração de um  novo calendário escolar
Fonte: Ascom/SEEB