Fonte Diário de Ilheus
Estado transfere gestão do Distrito Industrial de Ilhéus para o do município

Um termo de cooperação será firmado entre a Prefeitura de Ilhéus e o governo da Bahia, através da superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic). O objeto do documento é a transferência da gestão do polo industrial de Ilhéus para a responsabilidade do município. A medida visa buscar novas parcerias que viabilizem a melhoria das condições de infraestrutura do Distrito Industrial de Ilhéus, atendendo aos anseios das empresas e dos trabalhadores.
O prefeito Mário Alexandre assegurou manter um diálogo aberto de parcerias com os empresários, objetivando reunir as empresas do complexo a superar os desafios enfrentados pelo setor.
O diretor da Sudic, Jairo Vaz, disse que o Distrito Industrial de Ilhéus tem um grande papel no processo de industrialização da Bahia. “Já estamos tratando disso há várias reuniões em Salvador e em Ilhéus, discutindo as tratativas do termo de cooperação com o município, resolvendo questões muito importantes, oferecendo ao município de Ilhéus, o suporte, afim de transformar de forma efetiva os distritos e polos industriais em condomínios, como já determinou o governador Rui Costa”, salienta.
Distrito Industrial de Ilhéus – Instalado na zona norte da cidade, o Distrito Industrial de Ilhéus agrega também o polo de informática, além de industrias de chocolate, que impulsionam a economia regional, tornando-se um dos principais polo geradores de emprego e renda da Bahia. São mais de trinta empresas do ramo da informática, eletrônica, elétrica e telecomunicações que estão instaladas na cidade e, em razão disso, Ilhéus é vista como polo irradiador da ciência e tecnologia e referência no Norte/Nordeste para o segmento.
Estiveram presentes à última reunião em Ilhéus, o superintendente da Sudic, Jairo Vaz; os secretários municipais, Paulo Sérgio Santos; da Administração, Bento Lima, além dos representantes da Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus– Sinec, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de Ilhéus (Cepedi).

Além de Cacau existem industrias em vários segmentos (José Nazal)