Reunindo estudantes de todo o Brasil, a 13ª edição da ONHB terá ao todo seis etapas, e será aplicada inteiramente pela internet.

Alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1ª à 3ª série do ensino médio vão representar o Colégio Cândido Portinari na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB – promovida pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. A competição terá, ao todo, seis etapas e começa na segunda-feira (03/05). Devido à pandemia, as atividades serão feitas pela internet, na plataforma dos organizadores.

Para a edição 2021 da ONHB, o Colégio Portinari inscreveu na competição duas equipes de três alunos. O objetivo é repetir as campanhas de 2018 e 2019, quando pelo menos uma equipe da instituição chegou à 5ª etapa, conhecida como semifinais. Ao todo, a instituição já participou de quatro edições das Olimpíadas.

“Trata-se de um desafio muito interessante para os alunos, pois eles se reúnem, estudam em conjunto, partilham conteúdo. É um grande caso de compartilhamento do saber, e que, de maneira indireta, incentiva o lado pesquisador de todos eles”, celebra a coordenadora de departamento de História, Marilene Miranda.

Durante a ONHB, cada etapa serve para afunilar a disputa. Por isso, a cada fase, os estudantes respondem provas de múltipla escolha e fazem tarefas sobre arte, educação ou até atualidades, sobre o Brasil e sua história. Para explicar aos alunos sobre cada fase da Olimpíada e como os estudantes devem se preparar, o Colégio Portinari realiza, por duas semanas, todos os anos, uma espécie de workshop, com aulas de História, Redação e Português.

“Toda essa preparação tem o objetivo de deixá-los atualizados sobre como funciona a Olimpíada, cientes dos conteúdos que podem cair, de como fazer as tarefas, que podem ser uma análise de obras artísticas, acontecimentos ou até mesmo elaboração de pesquisa”, detalha o coordenador da ONHB e professor de História no Colégio Portinari, João Marques. Nesse workshop, o atendimento é feito também pela internet. “Disponibilizamos um canal por e-mail e WhatsApp para envio de material de estudo e esclarecimento de dúvidas”, finaliza.

Prêmios e calendário

Na ONHB, os estudantes inscritos na competição recebem um certificado de participação. Já os mais bem posicionados recebem uma medalha simbólica e a chance de participar do vestibular da UNICAMP, inclusive com facilitação de ingressão no curso de História.

Após o término da primeira etapa da ONHB, no dia 08/05, a etapas 2, 3, 4 e 5 serão realizadas entre os dias 10/05 e 05/06. A última fase da olimpíada começa 07/06 e termina 12/06.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB

Criado pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, a ONHB é realizada por docentes e discentes de graduação e pós-graduação da instituição. Estudantes de escolas de todo o Brasil podem participar, desde que estejam no 9º ano do ensino fundamental ou na 1ª à 3ª série do ensino médio. Mais informações no site www.olimpiadadehistoria.com.br.