Foto Divulgação
O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) anunciou a lista dos estudantes pré-selecionados para a 15ª edição. Da rede estadual de ensino foram pré-selecionados os estudantes Jeferson Araújo Oliveira, 17 anos, do Colégio Estatual Maria Evangelina Lima Santos, em Ipirá, no Centro Norte do Estado, e Miqúeias Nascimento Araújo, 17, do Colégio Estadual Castro Alves, em Adustina, no Nordeste do Estado. O PJB é realizado anualmente, com o objetivo de possibilitar aos estudantes a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília. Neste ano, os 78 alunos selecionados atuarão de 1 a 5 de outubro, em Brasília, como deputados jovens.

O estudante Jeferson Araújo, 3º ano, apresentou o projeto que ‘Determina a institucionalização da obrigatoriedade nas escolas públicas e privadas de incentivo vocacional aos alunos do Ensino Médio’. Já o estudante Miqúeias Nascimento Araújo submeteu o projeto que ‘Dispõe sobre a criação dos parâmetros para o processo de inclusão e aprendizado de pessoas com transtorno do espectro autista na escola regular nos termos da Lei nº 13.146, de 6 de julho 2015, e da Lei nº 12.764, de 27 dezembro 2012’.

Jeferson Araújo falou sobre o que representa esta pré-seleção. “Fiquei surpreso e muito feliz com a notícia que meu projeto é um dos pré-selecionados. Escolhi este tema porque percebi que alguns jovens estão terminando o Ensino Médio e ainda não sabem o que buscar profissionalmente e que por falta de incentivos e preparação para isso, pode ocorrer a evasão escolar. Sei que é uma questão também social, mas as escolas podem começar a incentivar ou ajudar os jovens a decidirem suas carreiras profissionais”, explica.

Etapas 
A realização de todas as etapas do programa conta com a parceria das secretarias estaduais de Educação de todo o Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O processo seletivo do PJB é composto de duas etapas: a pré-seleção, realizada pelas secretarias de Educação de cada Estado e do Distrito Federal, e a seleção final realizada pela Câmara dos Deputados. Os estudantes pré-selecionados serão convocados por e-mail para fazerem sua inscrição no sistema de seleção final da Câmara dos Deputados. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 10 de agosto no portal www.camara.leg.br/pjb.
A experiência do PJB possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação da cidadania. Para participar, o aluno deve ter entre 16 e 22 anos e estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou o 4º ano da Educação Profissional na modalidade Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado