Os estudantes do 2° ano do curso técnico em Enfermagem, do Colégio Estadual de Jequié, no sudoeste da Bahia, prestaram serviços gratuitos à população idosa nesta segunda-feira (18). O atendimento ocorreu em estande montado na Praça Mandacaru, no centro da cidade. Mais de 100 pessoas foram beneficiadas com serviços de aferição da pressão arterial, teste de glicemia, brincadeiras e palestra. A iniciativa faz parte do projeto ‘Surpresas da terceira idade’, como resultado da disciplina Intervenção Social, que possibilita aos estudantes vivenciarem situações características do exercício profissional, além da promoção da saúde e bem-estar da comunidade local.

A estudante Geovana Araújo de Oliveira, 16 anos, destacou que “este contato com o público é essencial para colocarmos em prática o que aprendemos no curso. Além dos serviços prestados, nós também palestramos sobre os sintomas, tratamento e causas da doença Alzheimer, que afeta muitos idosos no mundo”.

Já Kelly Cristina Santos, 16, afirmou que a ação teve uma função educativa e de prevenção. “Foi muito importante abordar o tema do Alzheimer com o público da terceira idade e com pessoas mais jovens, para que todos saibam como lidar com uma pessoa que venha a ter a doença. Também, fizemos brincadeiras com os participantes para estimular a memória e eles gostaram bastante”, revelou.

A professora Vanessa Meira Maria explicou que “os projetos de intervenção têm o objetivo de fazer com que os estudantes tenham o contato direto com o público e a experiência de difundir os conhecimentos absorvidos em sala de aula, realizando intervenções na sociedade, para conscientizar sobre as temáticas abordadas”.

A educadora também informa que este é o quarto projeto de intervenção social realizado com os estudantes neste mês. O primeiro foi promovido no dia 6, pelos estudantes do 2º ano do curso técnico em Saúde Bucal, com o tema ‘Esclarecendo mitos e verdades sobre a higiene oral na gestação’, para as gestantes da Unidade de Saúde Padre Hilário Terrosi. No dia 8, foi realizada a intervenção do projeto ‘Prevenção do câncer de mama e promoção da saúde renal’, na praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, promovido pelos estudantes do 2° ano do curso técnico em Enfermagem.

Já no dia 11, os estudantes do 3°ano do curso técnico em Saúde Bucal realizaram a intervenção do projeto ‘Promoção da saúde da boca e escovação supervisionada’, na Escola Municipal Franz Gedeon.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado