Também será avaliada a possibilidade de competições aquáticas nacionais ocorrerem no manancial.

A convite do deputado estadual Angelo Almeida (PSB), uma comitiva visitou o Lago Pedra do Cavalo nesta quinta-feira (9), para avaliar a possibilidade da etapa baiana do Campeonato de Canoagem ser realizada no manancial. Cogita-se também que alguns campeonatos aquáticos nacionais ocorram no local.

Formada pela presidente da Federação Baiana de Canoagem, Camila Lima; a vice-presidente da Confederação Brasileira de canoagem, Luciana Costa; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho; e o chefe de Educação Ambiental, João Dias, além de Angelo, a comitiva percorreu o Lago, saindo de Feira de Santana, passando por Conceição da Feira, Antônio Cardoso até Santo Estevão.

“Com o que visualizamos já ficamos satisfeitas. A gente consegue, sim, trazer uma etapa baiana do campeonato, agora é alinhar com a Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), o deputado Angelo e a prefeitura local”, afirmou Camila, entusiasmada. E Luciana complementou: “É um prazer imenso conhecer esse Lago maravilhoso. A gente chega a ficar arrepiada com a imensidão de água. É possível ser realizada não só a etapa baiana, mas também a brasileira de canoagem e velocidade e Campeonato Brasileiro de Maratona. É um lugar que a gente não conhecia e, com certeza, vamos expandir a nível nacional”.

O deputado Angelo, que fez indicação ao governo do Estado para criar um Centro de Treinamento de Canoagem no Lago Pedra do Cavalo e também estudo das espécies aquáticas, afirma que este é mais um passo na valorização de um imenso patrimônio ambiental. “Estamos empenhados em fazer a construção de um projeto de desenvolvimento sustentável para o Lago. Temos um grande manancial e é possível a gente lutar por isso. E lembrando que a Bahia é hoje protagonista no esporte aquático da canoagem e remo, como o estado brasileiro com mais medalhas. Esse deve ser motivo de termos um olhar diferenciado”, salientou.

Também animado com a possibilidade, o secretário Jairo Filho disse torcer para que Feira e região possam sediar os campeonatos e acrescentou que a prefeitura de Feira está disposta a atuar a favor disso. “É importante que a gente faça esse planejamento sustentável do Lago Pedra do Cavalo, de forma que o turismo sustentável e diversas práticas esportivas possam estar sendo desenvolvidas nele”, pontuou.

ASCOM • Angelo Almeida