AMÉRICAS

Um total de 81 vencedores do Prêmio Nobel de Física, Química e Medicina dos EUA expressaram apoio ao candidato democrata à presidência, Joe Biden, em carta publicada nesta quarta-feira (2).

“Em nenhum momento na história de nossa nação houve maior necessidade de nossos líderes apreciarem o valor da ciência na formulação de políticas públicas”, diz a missiva. “Durante seu longo histórico de serviço público, Joe Biden demonstrou consistentemente sua disposição de ouvir especialistas, sua compreensão do valor da colaboração internacional em pesquisa e seu respeito pela contribuição que os imigrantes dão à vida intelectual de nosso país.”

O apoio de um grande número de cientistas ganhadores do Prêmio Nobel a um candidato democrata à presidência não é inédito. Em 2016, 70 ganhadores do Nobel endossaram a ex-secretária de Estado Hillary Clinton. Em 2008, 76 ganhadores do Nobel dos Estados Unidos endossaram o candidato democrata Barack Obama.

Em entrevista à CNN, a vencedora do Prêmio Nobel de Medicna de 2009, Elizabeth Blackburn, defendeu Biden para melhor enfrentar a pandemia de coronavírus: “Joe Biden é o líder forte e solidário de que precisamos para enfrentar a pandemia de COVID-19. Ele vai ouvir a comunidade científica e médica para criar soluções que vão finalmente nos tirar desta pandemia mortal e melhorar a saúde do povo americano.”

Os Estados Unidos são o país em que a pandemia de COVID-19 custou mais vidas. Nesta quarta-feira (3), são mais de 6 milhões de pessoas infectadas e 184.803 mortes causadas pela enfermidade no país governado pelo presidente Donald Trump. A resposta de Trump à pandemia de coronavírus é apoiada por 36% da população dos Estados Unidos, segundo pesquisa de meados de agosto.

Sputnik Brasil