Os Estados Unidos impuseram sanções contra oito indivíduos bielorrussos, incluindo oficiais de segurança, nesta sexta-feira (2). A informação foi divulgada pelo Departamento do Tesouro norte-americano.

O pacote de sanções dos EUA inclui o chefe da polícia de choque de Minsk, Dmitry Balaba, e a chefe da Comissão Eleitoral Central da Bielorrússia, Alena Dmukhayla.

Em 29 de setembro, o Reino Unido e o Canadá impuseram sanções ao presidente bielorrusso Aleksandr Lukashenko e outras autoridades bielorrussas.

As novas restrições norte-americanas surgem em meio ao anúncio da União Europeia sobre o congelamento de ativos e proibição de viagens a cerca de 40 autoridades bielorrussas.

As restrições europeias não incluem o presidente Aleksandr Lukashenko, embora o presidente francês Emmanuel Macron tenha dito que o líder bielorrusso pode ser adicionado à lista se não estabelecer um “diálogo” com o povo bielorrusso.

Aleksandr Lukashenko durante cerimônia de posse como presidente da Bielorrússia, Minsk, 23 de setembro de 2020
© REUTERS / ANDREI STASEVICH Aleksandr Lukashenko durante cerimônia de posse como presidente da Bielorrússia, Minsk, 23 de setembro de 2020

No mês passado, Minsk alertou os países ocidentais que as sanções e tentativas de interferir nos assuntos internos da Bielorrússia teriam um efeito oposto ao pretendido.

Anteriormente, os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Europeia anunciaram planos para aplicar sanções contra a Bielorrússia em conexão com as eleições presidenciais de agosto, contestadas pela oposição, e a onda de protestos em massa que se seguiu.

 

Fonte: Sputnik Brasil