RÚSSIA

O vice-chefe do departamento de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Aleksei Zaitsev, comentou nesta quinta-feira (6) as declaraçoes de Robert C. O’Brien, um conselheiro de segurança nacional dos EUA.

De acordo com o Zaitsev, os Estados Unidos estão mentindo sobre as supostas ligações da Rússia com o Talibã (organização terrorista probida na Rússia e em uma série de países).

“Nós nos acostumamos com as histórias sem fundamento inventadas pelos Estados Unidos. A Rússia foi acusada de todos os tipos de pecados. Desta vez, os serviços especiais russos são acusados ​​de conluio com o Talibã, que supostamente atacaria as tropas americanas no Afeganistão. Esta é apenas mais uma mentira que não merece comentário”, disse Zaitsev.

O diplomata observou que tais declarações estavam prejudicando a interação russo-americana no Afeganistão. O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, por sua vez, refutou veementemente as alegações do conselheiro norte-americano.

Zaitsev destacou também que Moscou, ao mesmo tempo, “saudou os planos dos EUA de diminuir sua presença militar no Afeganistão para 4.000 soldados”.

“Consideramos a declaração de Trump uma prova de seu compromisso com uma promessa de campanha sobre a retirada das tropas dos EUA do Afeganistão e a firme resolução da Casa Branca sobre seus compromissos sob um acordo de paz com o Talibã”, disse o diplomata.

Sputnik