Eunápolis: Entreposto de mel é inaugurado em comunidade rural

Foto: Divulgação
Apicultores de todo o Território Costa do Descobrimento agora contam com um entreposto de beneficiamento de produtos das abelhas, na comunidade Fazenda Santa Cruz, no município de Eunápolis. O empreendimento, inaugurado nesta quinta-feira (10/06) pelo Governo do Estado, será gerido pela Associação dos Apicultores de Eunápolis (Asoape) e deve aumentar o faturamento da organização produtiva em até 60%.
O entreposto de mel possui a capacidade de processamento de 1.600 quilos de mel em favo e 1.250 quilos de mel em balde, por dia. No local, será processado não apenas o mel do município, mas de todo o território, e receberá matéria-prima, em favos ou em baldes, oriundas de outros estabelecimentos, para o fracionamento em potes, sachês e envase em baldes e tonéis.
O empreendimento está registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e já pode comercializar em todo o estado da Bahia. Também já está adequado para receber o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI)  para comercialização em nível nacional.
A ação é fruto de convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), e a Asoape, com execução financeira pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
O secretário da SDR, Josias Gomes, participou da inauguração e destacou a importância do empreendimento: “Estamos dando um passo largo, no intuito de dar um destino a um produto final, aquilo que é um produto muito forte na agricultura familiar do Extremo Sul, para que haja agregação de valor. Desse modo, o retorno financeiro será maior. Com o entreposto, todo o território vai avançar. É um arranjo produtivo muito bem concebido. Um modelo ideal de desenvolvimento da agricultura familiar”.
Foram investidos R$619,4 mil na construção do entreposto, kits de produção contendo caixas de mel, indumentárias e equipamentos de proteção individual e uma motocicleta, para fazer georreferenciamento nas áreas dos apicultores e outros serviços da associação. Serão beneficiadas diretamente 48 famílias do município de Eunápolis, além dos demais produtores do Território.

O presidente da Asoape, Rubens de Jesus Ribeiro, destaca que o faturamento da associação, que em 2020 foi de R$448 mil, deve aumentar em até 60%: “A produção dos últimos anos foi de 56 toneladas por ano e a expectativa em 2021 é de subir para 70 toneladas. A partir de agora, vamos comercializar nosso produto não só no mercado dos municípios, mas em toda Costa do Descobrimento e em toda a Bahia. Com isso, agregará valor ao nosso produto, pois nós poderemos ter mais uma forma de comercialização. Hoje, comercializamos com entrepostos de outros estados e para atravessadores, que compram nosso mel para exportar”.

 

Ascom SDR/CAR