Por Redação – Foto Reprodução

Após a publicação da sua exoneração no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (18), Piti Canella, agora ex-diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), órgão vinculado à Secult, emitiu um comunicado através de uma rede social. Na postagem, ela expressou sua tristeza ao deixar a Funceb, mas ressaltou estar consciente do trabalho realizado ao longo dos 14 meses em que ocupou o cargo.

“Triste com minha saída da FUNCEB, mas feliz e consciente da minha enorme contribuição, 14 meses de dedicação exclusiva e amorosa aos artistas e ao @governodabahia. Registrando que apesar do “a pedido” no DOE, eu não pedi porque sou pela resistência. Eu fui exonerada”, disse Piti.

Na quarta-feira (17), ocorreu uma importante mudança na Secretaria de Cultura da Bahia com a exoneração de Luciana Mandelli, vice-presidente do PT baiano, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Além disso, o Bahia Notícias reportou que as mudanças na Secretaria de Cultura, iniciadas com a demissão de Mandelli, não representam apenas uma formalidade ou uma mudança de direção da instituição. Essas saídas estariam relacionadas a uma disputa interna com o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.

Para substituir Piti, foi nomeada Sara Gabriela Prado Mercês Lázaro, que anteriormente ocupava o cargo de superintendente na Superintendência de Promoção Cultural da Secult. Em seu lugar, o governador nomeou Lorena Lais Rosa Ferreira, diretora de Fomento à Cultura, para responder cumulativamente pelo expediente da Promoção Cultural.

Sara Prado assume direção da Funceb, confira a nota:

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa) tem nova direção. Sara Prado, deixa a superintendência de Promoção Cultural para assumir o novo cargo.

O Secretário de Cultura, Bruno Monteiro, agradece a grande contribuição de Piti Canella que ficou à frente da Fundação durante 14 meses e executou ações importantes como os diálogos setoriais que reuniu artistas e agentes culturais para discutir políticas para as artes.

Quem assume a Funceb é Sara Prado Produtora Cultural pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialidade em Políticas Públicas, Governo e Estado pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO).O secretário deseja sucesso a ambas e acredita que continuarão atuando fortemente pela Cultura da Bahia.