Por Redação – Foto Reprodução

Neste domingo (14), o ex-jogador Tande, uma lenda do vôlei e um dos principais protagonistas do título olímpico brasileiro de 1992, compartilhou um vídeo emocionante em suas redes sociais. Nele, revelou ter sofrido um infarto na sexta-feira (12).

No Instagram, o renomado atleta, campeão tanto pela Seleção Brasileira quanto pelos clubes por onde passou, compartilhou um vídeo do interior do quarto do hospital em seu perfil.

“Tudo bem, pessoal? Passando aqui para falar de meu sumiço… Eu, sexta-feira agora, acabei infartando, acreditem. Cinquenta e quatro anos, atleta, (tenho) comido um pouco errado, fazia exercícios, mas comecei a descuidar um pouco da minha saúde. Uns quatro anos sem me cuidar, e eu tive 98% de entupimento de uma veia, a principal do coração, e mais duas com 78% e 73%”, revelou.

No vídeo, Tande também destaca a importância de as pessoas cuidarem de si mesmas e ficarem atentas aos sinais que seus corpos enviam.

“Fique atento aos sinais. Ele me deu, volta e meia, vários sinais: falta de ar, palpitação subindo aqui na mandíbula, sentindo dor no ouvido. Cuidem-se sempre. Papai do céu me deu uma chance… Tô voltando. Semana que vem, tô voltando direto, tá bom? Fiquem com Deus”, finaliza.

Tande, originalmente chamado Alexandre Ramos Samuel, nasceu em 20 de março de 1970, na cidade do Rio de Janeiro. Reconhecido como uma lenda do vôlei brasileiro, Tande conquistou importantes títulos ao longo de sua carreira. Pela Seleção Brasileira de vôlei, foi campeão olímpico nos Jogos de Barcelona, em 1992, e venceu a Liga Mundial em 1993. Além disso, participou das Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e de Sydney, em 2000. Após encerrar sua trajetória no vôlei de quadra, Tande transitou para o vôlei de praia, formando duplas com renomados atletas como Giovane, Emanuel, Loiola, Pará, Pedro Cunha e, em 2004, com Franco.