Fernanda Silva com Everaldo Anunciação e  a senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT

A ex-prefeita do município de Uruçuca, no sul da Bahia, Fernanda Silva (PT), deixa o cargo da superintendência de Reforma Agrária (Sutrag) para assumir vaga na executiva estadual do Partido dos Trabalhadores. Assumiu o cargo que fica na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o ex-deputado estadual Yulo Oiticica (PT). Fernanda será indicada pela tendência Esquerda Popular Socialista (EPS) como vice-presidente do partido no estado e deve ajudar a conduzir a pré-campanha de Lula para presidente da República, de Rui Costa para governador e de Jaques Wagner para senador. A ex-gestora participou de atividade política, nesta sexta-feira (13), com os presidentes estadual e nacional da sigla, Everaldo Anunciação e Gleisi Hoffman, respectivamente, e comentou sobre o assunto.

“São missões diferentes. Na Sutrag foi um processo que me aproximou mais da luta por terra e ajudou a conhecer mais o estado. Agora vou para a vice-presidência do PT estadual em um processo eleitoral que deve retomar a democracia no país e dá sequência ao governo petista na Bahia”, salienta Fernanda. Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), a ida de Fernanda para a direção estadual do PT tem como objetivo deslocar quadros importantes do governo que podem ajudar nas campanhas petistas no estado. “Fernanda é um dos quadros mais qualificados que temos no PT da Bahia, foi candidata a presidente do PT pela EPS no último PED [Processo de Eleição Direta] e tem total capacidade para conduzir esse processo. Tem uma tarefa importante agora no PT que é reeleger Rui e levar Wagner para o Senado”, destaca.

Já o presidente do PT estadual, Everaldo Anunciação, disse “se orgulhar” de ter a ex-prefeita de Uruçuca ao lado para “correr a Bahia”. “Será fundamental para o processo de retomada da democracia no país. Fernanda vai ajudar na condução da reeleição de Rui e para que consigamos ter uma boa margem de frente com Lula presidente”, frisa o petista. Durante o encontro nesta sexta, as executivas estadual e nacional do PT debateram ainda estratégias para as eleições e para todo o segundo semestre. Fernanda segue o mesmo caminho que o agora ex-secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, que deixou a pasta para conduzir o Programa de Governo Participativo (PGP) de Rui Costa.

Vitor Fernandes