Ex-repórter de TV comemora 101 anos de descoberta da insulina “Me dá a chance de estar vivo”

Tom Bueno, jornalista que convive com o diabetes, compartilha que hoje só está vivo por causa do medicamento

Dia 30 de julho é comemorado oficialmente a descoberta da insulina. Já são 101 anos que este poderoso medicamento vem salvando vidas, e uma delas é de Tom Bueno, jornalista diagnosticado com diabetes tipo 1 aos 22 anos.

Após receber o diagnóstico, Tom teve muitas dificuldades em encontrar informações sobre a doença, profissionais qualificados e também apoio de outras pessoas para lidar com o cenário no qual foi inserido. Exatamente por isso o jornalista tomou como missão de vida desmistificar, educar e acolher pessoas com a doença através das suas redes sociais e do seu canal no Youtube – “Um Diabético”.

Assim como ele, muitas pessoas acreditam que o diabetes não te permite viver com qualidade de vida, podendo fazer tudo o que uma pessoa sem a doença pode fazer. A verdade é que isso mudou com a descoberta da insulina.

“Há 101 anos, descobrir que tinha diabetes tipo 1 era praticamente uma condenação, era um diagnóstico de morte… não tinha solução. Mas a descoberta desse medicamento permitiu que as pessoas diagnosticadas com o diabetes possam continuar vivas e com qualidade de vida”, comenta o jornalista.

Apesar da descoberta ter acontecido há mais de um século, ainda hoje há muitas pessoas que acreditam que a insulina é usada apenas quando o paciente está no fim de sua vida ou até mesmo que ela pode causar mortes, sendo que o papel dela é justamente o contrário disso – proporcionar qualidade de vida para que os diagnosticados possam viver uma vida “normal”.

Para mostrar essa realidade e ajudar o maior número de pessoa possível, o jornalista e ex-repórter de TV, Tom Bueno, tem viajado o Brasil para conhecer de perto a realidade de outras pessoas com diabetes que dependem do medicamento e tem documentado tudo isso em seu canal, onde também compartilha diversos outros conteúdos para contribuir com pessoas que desejam entender melhor sobre a doença que matou 6,7 milhões de pessoas em 2021, sendo 214 mil delas apenas no Brasil, segundo o Atlas da Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes.

“Hoje eu só estou vivo por causa da insulina, e isso me motiva a continuar viajando, buscando novos conhecimentos e desmistificando tudo sobre o diabetes para que ainda mais pessoas tenham acesso a informações”, finaliza o jornalista.

 

Sobre Tom Bueno

Aos 38 anos, Tom Bueno tem uma missão: desmistificar a diabetes. Através de seu canal Um Diabético e suas redes sociais ele mostra, aos seus mais de 300 mil seguidores, que é possível viver com qualidade sendo diabético, Tom Bueno é Um Diabético.

Apaixonado por comunicação desde os nove anos de idade, Wellington, mais conhecido como Tom Bueno, é formado em jornalismo, amante das relações humanas e pai de uma cadelinha caramelo, a Amora.

O campineiro, apesar de tímido, sempre sonhou em ser repórter. Logo no início de sua carreira, aos 22 anos, Tom foi diagnosticado com diabete tipo 1 e viu seu sonho de ser apresentador reconhecido nacionalmente frustrado. Após um processo de autoconhecimento, estudos e contato com profissionais especializados no assunto, o jornalista entendeu que o conhecimento era a base de todo tratamento e o necessário para aliviar a carga que um diagnóstico como esse traz. Transformou esse aprendizado como uma das suas missões de vida – compartilhar tudo deste universo de forma leve.

Saiu de Campinas para trabalhar em Goiânia e de lá seguiu para a maior metrópole do país. Tornou-se repórter especial de um dos programas de entretenimento mais populares da TV brasileira, o “Domingo Show”, comandado pelo apresentador Geraldo Luís e viajou pelo país todo, contando histórias de milhares de pessoas pelo Brasil e no exterior.

Foi contando histórias que decidiu falar abertamente na TV que convivia com diabetes e isso o possibilitou amparar pessoas que não tinham nenhum apoio ou informação após o diagnóstico. Uma troca de experiência profunda com tantas pessoas sem informação sobre a doença o levou a criar um canal para falar exclusivamente sobre o tema Diabetes. Para Tom, informação também é remédio e desta forma o Tom Bueno jornalista, o cara TV, passou a ser conhecido como Um Diabético.