Exposição na CAIXA Cultural Salvador reúne lugares exóticos, românticos e tropicais

Reedição atualizada da mostra fotográfica “De Passagem”, de Alice Ramos, fica em cartaz de 17 de agosto a 17 de outubro

CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 17 de agosto a 17 de outubro, a exposição “De Passagem”, da fotógrafa baiana Alice Ramos. Integram a mostra, aproximadamente 30 fotos feitas em quatro anos de uma vida imprevista de amor, lembranças, anotações e curiosidades de um mundo de passagem. As obras refletem momentos, encontros, paisagens, pessoas, cores e texturas, observadas por um ângulo inovador e guardadas em mais um cartão de memórias.

A retomada da exposição, que foi sucesso em 2013, desperta expectativa de melhores dias para a artista Alice Ramos: “estamos há dois anos em isolamento social, a cultura vem voltando a passos lentos e reeditar essa exposição colorida, que passa por tantos lugares, mostrando a força dos astros, sabores e cores, aproxima ainda mais as pessoas do mundo. Espero que, mais uma vez, minhas imagens despertem a esperança de dias melhores e divirta os visitantes”, explica Alice.

A inspiração para as fotografias da mostra surgiu após Alice terminar um relacionamento e ouvir os conselhos de uma amiga astróloga. Ela foi passar o aniversário em Amsterdã, sem direção e descobriu belezas e simplicidades de lugares e pessoas. Essa foi a primeira viagem entre muitas, na volta ao Brasil foi aconselhada mais uma vez a viajar, próximo destino foi o Panamá, onde conheceu um novo amor e partiu rumo a outros e novos lugares registrando até 2011 suas passagens por Inglaterra, Espanha, Itália, França, Bélgica, Tailândia e Brasil.

Com a curadoria de Justino Marinho, a mostra traz cliques intimistas de momentos que marcaram um começo de amor. As pessoas fotografadas não obedecem mais à sua direção e as paisagens não se submetem à sua arrumação. Alice descobriu prazer em registrar também o espontâneo e imprevisto.

Sobre Alice Ramos:

Fotógrafa especializada em gente, cores e texturas, Alice Ramos se destacou no meio artístico com trabalhos que questionam valores estéticos e sociais. Seu olhar sensível aliado ao domínio técnico da fotografia em estúdio lhe renderam o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte em 1997, com o projeto Redondamente Enganado, no qual desafio padrões da moda mostrando a sensualidade dos corpos volumosos de gordinhas nuas. Suas fotografias foram selecionadas para o acervo particular de Gilberto Chateaubriand, Coleção Pirelli/MASP, Museu Afro-Brasil e Museu da Fotografia da América Latina e suas exposições viajaram pelo Brasil, Holanda, EUA e França. De Passagem chega para revelar uma nova etapa da vida e da carreira de Alice Ramos repletas de experiências e desafios pessoais e profissionais.

Serviço:

Exposição De Passagem | Fotografias de Alice Ramos

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

Data: 17 de agosto a 17 de outubro de 2021

Dia e Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h

Informações: (71) 3421-4200 | www.caixacultural.com.br

Produção: Guaxe Produções

Informações à Imprensa: Anne Pinto (71) 99942-1043 annepinto01@gmail.com