Por Cecília Freire – Foto Eduardo Tito

A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), defendeu em conversa com a redação do Notícias da Bahia nesta terça-feira (12), a escala de trabalho 5 dias e 2 de folga.

“Já há muitos estudos que indicam que a produtividade do trabalhador aumenta, porque não adianta 6×1 se você tem uma sobrecarga, se você praticamente não deixa aquele trabalhador respirar, conviver com sua família, resolver seus afazeres.”

A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada Erika Hilton (PSol-SP), que busca extinguir a jornada de trabalho no regime 6×1, ganhou força nas redes sociais durante o fim de semana. Diante da repercussão, os deputados sentiram-se pressionados a se posicionar, manifestando apoio ou oposição à proposta.

“Também temos que compreender o lado daquele quem é gerador do emprego, que é o empresariado. Eu acho que 5×2, acho uma excelente ideia. Se fosse deputada federal, estaria votando. Inclusive, já fui empresária do ramo da saúde. E entendo que existem maneiras de se diminuir um pouquinho o lucro, aumentar o emprego, aumenta inclusive a geração do PIB brasileiro”, afirmou a parlamentar.

A proposta tem ganhado corpo, principalmente, pelos deputados do PSol, PT e PSB. Com a repercussão nas redes sociais, os parlamentares passaram a explicar o motivo pelo qual são a favor ou contra a PEC.

“A gente não pode colocar empregadores contra trabalhadores, eu acho que essa dicotomia que atrapalha um pouco, a gente precisa quebrar um pouco o paradigma e dizer olha, eu quero produtividade, eu quero um trabalhador bacana que gere renda, competente, qualificado, capacitado dentro da minha empresa então acho que a gente poderia dialogar um pouco com a classe empresarial que gera emprego no Brasil com servidores públicos para chegar num bom termo, defendeu Fabíola Mansur.